Menu

PEMC propõe a execução de 64 ações para enfrentar os efeitos agressivos do clima

O planeta nos últimos anos vem sofrendo com a variação do clima, no ano passado várias cidades da região sudeste do Brasil decretaram estado de calamidade, devido a estiagem que se alastrou pelos estados. Em Minas órgãos estaduais se reuniram para elaborar medidas em prol de enfrentar os efeitos do clima.

O Plano de Energia e Mudanças Climáticas, PEMC, de Minas Gerais, elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Feam, prevê a execução de 64 ações para reduzir os efeitos causados pelo clima.

As medidas, muitas delas já estão em andamento, foram subdivididas em seis grandes grupos (Energia, Agricultura, Florestas e outros Usos do Solo, Transportes, Indústria e Resíduos). Se aplicadas, elas vão garantir uma redução de 17% a 20% das emissões dos gases de efeito estufa até 2030.

Um dos objetivos do plano e suas ações é diversificar a matriz energética de Minas / Foto: Imprensa MGUm dos objetivos do plano e suas ações é diversificar a matriz energética de Minas / Foto: Imprensa MG

Caso as ações propostas não sejam executadas, estimativas do PEMC indicam um crescimento de cerca de 60% nas emissões e que os impactos decorrentes das mudanças climáticas para a economia estadual podem alcançar prejuízo de cerca de R$ 450 bilhões. As ações tornam-se ainda mais relevantes se considerar que a temperatura no território mineiro deve crescer entre 2°C e 4°C no período até 2030, variando conforme a região e a estação do ano.

“As ações visam reduzir as emissões que causam o aquecimento global, adaptar o Estado aos efeitos da mudança do clima, como, por exemplo, as secas prolongadas e as enchentes frequentes em diferentes regiões”, esclarece a analista de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Cibele Mally de Souza.

Ainda de acordo com a analista, o objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, e garantir a qualidade e quantidade de recursos naturais necessários a saúde humana. Para conseguir desenvolver cada ação, será necessária a união de várias frentes como a agropecuária, a ampliação do Plano Florestal, a indústria, a energia, o transporte, criação do Fundo Estadual de Resíduos Sólidos.

O plano Estatal de Fomento Florestal, trata-se de uma estratégia integrada de prevenção e combate ao desmatamento no território mineiro, como também é proposto a ampliação do programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Previncêndio.

O principal programa para executar as ações apresentadas é através das indústrias. O Programa Estadual de Eficiência Energética, PEEE, tem a iniciativa de promover projetos de eficiência energética dentro das indústrias. Será por meio de incentivos fiscais, tributários, creditícios dentre outros benefícios que o governo promoverá o programa.

A visão é utilizar a energia solar através de energia fotovoltaica, bem como de produtos eficientes e de baixo carbono. A intenção é intensificar o uso de aquecedores solares e sistemas de geração de energia fotovoltaica a fim de diversificar a matriz energética e aumentar a eficiência na utilização dos recursos disponíveis. Além dessas medidas várias outras podem ser vistas AQUI no PEMC.


Com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos