Menu

Jovem negra posta foto com namorado branco e sofre racismo no Facebook

Um casal de Muriaé, na Zona da Mata Mineira, foi vítima de racismo ao postar uma foto no Facebook. O post traz um 'selfie' de D.M. e o namorado, L.F. O fato de ela ser negra e ele branco despertou imediatamente uma sequência de comentários racistas e maldosos.

Um dos perfis, o Capivara Vuadora, postou: "Onde comprou essa escrava?", "Me vende ela", "Café com leite". Nesse perfil, que traz apenas a alcunha e não identifica o nome do usuário, não é possível acompanhar posts antigos ou páginas curtidas, pois está bloqueado para visualizações de atividades. Esse comportamento sugere que a página possivelmente já foi criada com a intenção de fazer esse tipo de comentário sem que seja possível identificar autoria.

Dona do perfil excluiu a conta depois das postagens racistas / Foto: Reprodução O Tempo Dona do perfil excluiu a conta depois das postagens racistas / Foto: Reprodução O Tempo

Outros perfis, dessa vez identificados, comentam: "Parece até que estão na senzala", "Tipo assim.. eu acho que você roubou o branco pra tirar foto", "Um branco e uma negona", "Se 'meche' vira nescau".

De acordo com a jovem, as ofensas começaram na semana passada, assim que ela publicou a foto. E, para evitar maiores constrangimentos, ela desativou sua conta na rede social. "Minha família e a do meu namorado são muito rígidas. Ele (namorado) me pediu para tirar o 'face' do ar, e eu também achei melhor. Estavam surgindo muitos pedidos de amizade, e pessoas da imprensa também começaram a ligar".

A jovem se mostrou bastante chateada com a história, no entanto não quis responder se pretende apresentar queixa na Polícia. Pela lei, tanto a prática de racismo (ofensa contra grupos), quanto a de injúria racial (contra um indivíduo) são consideradas crime. As penas podem variar de um a cinco anos de reclusão.


Com O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos