Menu

Conta de luz em Minas tem reajuste de 14,24% e sobe mais que o dobro da inflação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda, 07, uma reajuste de 14,24% na tarifa dos consumidores residenciais da Companhia Elétrica de Minas Gerais, CEMIG e a partir desta terça, 8, as contas devem ficar mais caras. As contas industriais, de alta tensão, ficarão 12,41% mais caras e as de baixa tensão 15,78%.

Aumento na conta aprovado pela ANEEL / Foto: DivulgaçãoAumento na conta aprovado pela ANEEL / Foto: DivulgaçãoEm média, o efeito a ser sentido no bolso do consumidor será de alta de 14,24%. O índice aprovado é metade do que havia sido solicitado pela Cemig junto ao órgão regulador, que foi de 29,7%, e mais que o dobro da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que ficou em 5,90%, de acordo com a última medição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este é o maior aumento da conta de luz desde que a revisão tarifária entrou em vigor no país, em 2008, e reduziu a tarifa de energia para consumidores residenciais em 17,11%.

Segundo a Cemig, o aumento é devido aos gastos com a compra de energia que subiram R$ 679 milhões na comparação do preço pago em 2013 e 2014. Com isso, o peso desse item no aumento da fatura chegou a 7,80%.

“O preço da energia dessas usinas é praticamente o dobro das hidrelétricas”, explicou o gerente de tarifas da Cemig, Ronalde Xavier Moreira Júnior.

Somente os contratos com as térmicas respondem por 28% de toda a energia comprada pela Cemig, o que representa um peso de 53% nas despesas da concessionária.


Com informações Estado de Minas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos