Menu

Determinação da justiça proíbe demolição do Museu da Lapinha

Uma determinação da Justiça Federal de Belo Horizonte proíbiu a demolição e retirada de arquivo arqueológico do Museu de Arqueologia da Lapinha, em Lagoa Foto: www.lagoasanta.com.brFoto: www.lagoasanta.com.brSanta. A medida foi divulgada na segunda-feira (6) em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que temia que o espaço pudesse ser derrubado pelo Estado.

O governo de Minas Gerais e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) não podem realizar qualquer ação que possa alterar a construção ou que dificulte o seu funcionamento. Fundado em 1972 o museu tem formato de castelos típicos da Europa medieval e recebe cerca de 12 mil visitantes por ano. O espaço é particular e se mantém com recursos da iniciativa privada.

O juiz da 6ª Vara Federal acatou o pedido do MPF, que avaliou que o museu está ameaçado pelos projetos do Estado de valorização do Vetor Norte da capital. Entre as propostas, está a criação da Rota Lundt, trecho de 120 km, com acervo arqueológico na região Central de Minas, incluindo o Parque Estadual do Sumidouro, onde está o museu.

Para a procuradora Zani Cajueiro, o espaço começou a correr risco quando o Estado desistiu de incluir a área na Rota Lundt. Segundo a procuradora, um dos argumentos do governo é que o lugar, em forma de castelo, não tem referência com a cultura brasileira. Se a liminar for descumprida, o Estado e o IEF terão de pagar uma multa no valor de R$ 100 mil.

Com informações de O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos