Menu

Cemig divulga cuidados para as celebrações da Semana Santa

Festejos e celebrações da semana santa precisam ser planejados levando em conta a segurança. Os cuidados devem incluir os procedimentos de montagem de palanques e enfeites e a utilização de veículos de som.

Cuidados podem evitar acidentes graves / Foto: DivulgaçãoCuidados podem evitar acidentes graves / Foto: Divulgação“É fundamental que todos os envolvidos na organização dos eventos conheçam os procedimentos de segurança que devem ser aplicados antes, durante e depois das celebrações, evitando acidentes envolvendo a rede elétrica”, ressalta Demétrio Venício Aguiar, da Cemig, engenheiro de tecnologia e normalização da CEMIG.

Os palanques devem ser montados longe das redes elétricas. Os processos de montagem e desmontagem dessas estruturas precisam ser feitas com cuidado, evitando que os itens se aproximem dos fios durante a movimentação.

Os carros de som com plataformas e trios elétricos precisam planejar o trajeto com antecedência. A distância mínima entre os cabos e o carro é de 1,5 metros.

Outros cuidados são:

Fio partido: Não se aproxime e afaste as pessoas. Um fio partido pode estar energizado, tocar ou afastar os fios com objetos pode causar acidentes.

Colisão de veículos com postes : Não saia do veículo. Se houver cabo partido em contato com o automóvel, o risco de choque é grande. Caso seja indispensável sair do veículo abra a porta e salte com os dois pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.

Bandeirinhas e serpentinas: Artefatos metálicos, como as serpentinas, são materiais condutores de energia elétrica. Lançá-los na rede pode provocar descargas elétricas, curtos-circuitos e rompimentos de cabos, podendo causar graves acidentes. E não utilize arame para prender as bandeirinhas ou as instale perto dos fios.

Fogos de artifício: Devem ser manuseados em locais abertos, longe da rede elétrica e de materiais inflamáveis. Em contato com a rede, pode ocasionar falta de energia, deixando bairros e cidades inteiras sem luz.

Em caso de acidente com a rede elétrica ligue 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

Com informações ASCOM CEMIG



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos