Menu

Belo Horizonte já registra sete casos de dengue tipo 4

Devido às frequentes chuvas, população e autoridades ficam em alerta por causa do aumento dos riscos de se contrair dengue, tendo em vista que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, se reproduz pelo acúmulo de água parada. Ainda mais agora que a capital mineira já registra sete casos de dengue provocados pelo vírus tipo 4, ao contrário do que havia sido informado anteriormente, que a cidade havia registrado quatro casos.

Dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mostram que, até o momento, a capital registrou 1.251 notificações de casos suspeitos da doença. Desse total, 400 casos foram confirmados, 176 foram descartados e 675 estão pendentes. A regional Pampulha apresenta o maior número de casos – 90 casos confirmados, seguida pelas regionais Oeste – 51 confirmações e Norte – 45 confirmações.

Mutirões estão acontecendo para combater áreas de maior infestação / Foto: Divulgação G1 Mutirões estão acontecendo para combater áreas de maior infestação / Foto: Divulgação G1

Do total de casos confirmados, até o momento, 306 foram investigados para saber a origem da transmissão. Dos 306, 221 são de pessoas que contraíram a doença em Belo Horizonte e 85 são de pessoas que contraíram em outros municípios, sendo: 20 em Montes Claros, 12 em Ipatinga, seis em Araçuaí, seis em Governador Valadares, dois em Buenopólis, dois em Coronel Fabriciano, dois em Coronel Murta, dois em Ibiá, dois em Sete Lagoas, um em Águas Formosas, um em Almenara, um em Alpercata, um em Betim, um em Bocaiúva, um em Brasília de Minas, um em Caratinga, um em Corinto, um em Crucilândia, um em Engenheiro Caldas, um em Itinga, um em Jaíba, um em Januária, um em Jequitaí, um em Lagoa Santa, um em Nova Era, um em Pirapora, um em Pocrane, um em Ribeirão das Neves, um em Rubim, um em Teófilo Otoni, um em Timotéo, um em Uberaba, um em Alcobaça, um em Teixeira de Freitas, um em Cariacica, um em Vila Velha, um em Cabo Frio, um em Rio das Ostras, um em Salvador e um em Miguelopólis – alguns municípios em que foram detectados risco de surto de dengue.

A SMSA identificou a ocorrência de sete casos de dengue, provocado pelo vírus tipo 4 DENV 4. Seis pacientes foram atendidos na UPA Venda Nova e um foi atendido em hospital da rede privada. Todos são residentes de Belo horizonte. Seis pacientes contraíram a doença em outros municípios – dois de Montes Claros, dois de Araçuaí, um de Ipatinga e um de Teófilo Otoni.

O paciente da capital é um homem de 33 anos, morador do Bairro Copacabana, região de Venda Nova. O paciente teve inicio de sintomas no dia três de janeiro e foi atendido no dia seguinte na UPA Venda Nova. O paciente teve uma amostra de sangue positiva no teste rápido NS1 para dengue. Esta amostra foi encaminhada para isolamento do vírus na FUNED, onde foi identificado o sorotipo DENV4. O homem teve um caso de dengue clássica, não precisou ser internado e passa bem.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde do Estado (SES) comprovou que uma menina de 11 anos morreu em decorrência da doença no dia 31 de dezembro de 2012. Segundo a secretaria, a paciente morava em Montes Claros, região Norte de Minas, e teve o tipo 4 da doença. Ela é a 16ª pessoa que morreu por causa da doença em 2012 e a primeira vítima da tipo 4 em Minas Gerais. A menina, de acordo com a SES, já apresentava problemas de saúde antes de contrair dengue.

Mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) promove durante todo o ano mutirões de limpeza para eliminar os possíveis criadouros da doença e evitar a proliferação do mosquito. Nesta quinta-feira (7), o mutirão acontece na área de abrangência do Centro de Saúde Santa Maria, na regional Oeste.

Em 2013, foram realizados oito mutirões de limpeza nas nove regionais da capital. Nesses mutirões, foram recolhidos 15 quilos de lixo e 1.007 pneus.

A SMSA alerta para a necessidade de verificação de locais, com acúmulo de água nos domicílios e suas áreas comuns, como quintais, jardins, uma vez que nos últimos dias com as altas temperaturas e as constantes chuvas, as condições estão muito favoráveis à multiplicação do mosquito transmissor da dengue.

Com informações de O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos