Menu

Mina da Passagem, em Mariana, é uma das maiores do mundo abertas à visitação

Cerca de 300 turistas visitam a Mina da Passagem, em Mariana, diariamente. A 120 metros de profundidade, os visitantes se veem em um labirinto de imensas galerias suspensas por colunas de pedras. Pessoas de vários países chegam ao local para conferir uma das maiores minas do planeta abertas à visitação.

A visita dura em torno de 30 minutos, acompanhada por guias. Em um dos corredores do labirinto, uma imagem de Santa Bárbara.  Outra atração muito apreciada é o lago formado pelo lençol freático e por pequenas infiltrações que vêm do solo.

A descoberta de ouro na região data do século XVIII. Em 1729, subindo o Ribeirão do Carmo, bandeirantes acharam as primeiras jazidas. Quase 100 anos mais tarde, o barão W.L. Von Eschwege criou a primeira mineradora do Brasil, sob o nome de Sociedade Mineralógica da Passagem. Foi no início do século XIX que surgiram os planos de exploração subterrânea. Após passar por diversos donos, em 1927 a mina foi vendida ao Grupo Ferreira Guimarães, de tradicionais banqueiros do estado, que a transformou na atual Companhia Mina da Passagem.

A operação de mergulho na Mina da Passagem é conduzida pela empresa Divegold / Foto divulgaçãoA operação de mergulho na Mina da Passagem é conduzida pela empresa Divegold / Foto divulgação

As galerias mais profundas podem ser exploradas através do mergulho. No fundo do lago é possível encontrar resquícios históricos congelados pelo tempo. Carrinhos, picaretas, latrinas, caixas de dinamite e os mais diversos artefatos repousam tranquilos nas galerias que se estendem a uma profundidade de até 240 metros. A água é cristalina, com visibilidade de até 50 metros, e tem sempre a temperatura constante de 21 graus. Por causa do ambiente subterrâneo, não há nenhum tipo de vida. São oferecidos mergulhos em grupos ou acompanhados apenas de um instrutor. A aventura custa a partir de 200 reais.

Foto: www.divegold.com.brFoto: www.divegold.com.br

O local ainda conta com restaurante, loja de artesanatos e Museu da Mina,  acervo que contém muitas peças da época do ciclo do ouro em Minas Gerais. A Mina da Passagem fica na Rua Eugênio Eduardo Rapallo, 192, Passagem de Mariana, Mariana. Mais informações pelo 3557-5000 ou no endereço www.minasdapassagem.com.br.

A visitação acontece às segundas e terças, das 9h às 17h, e de quarta a domingo, das 9h às 17h30. O ingresso custa R$ 29,00. Crianças de até 12 anos pagam R$ 26,00. Grátis para menores de 6 anos. 

Com informações de Veja BH



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos