Logo

Senhora dos Afogados chega ao Centro Cultural Casarão

Depois do grande sucesso na 41ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte, a Cia da Farsa apresenta em Sete Lagoas a polêmica peça de Nelson Rodrigues, "Senhora dos Afogados". A obra, escrita em 1947, ganhou uma montagem contemporânea com a direção de João Valadares e conta com a atuação de Alex Zanonn, Alexandre Toledo, Marcus Labatti, Pedro Vieira e Sidneia Simões.

Obra prima de Nelson Rodrigues integra a programação de segunda Temporada de Teatro / Foto:Lucas SerpaObra prima de Nelson Rodrigues integra a programação de segunda Temporada de Teatro / Foto:Lucas Serpa

Considerada por muitos críticos como a mais poética, polêmica e possivelmente a obra-prima suprema de Nelson Rodrigues, "Senhora dos Afogados" começa com o velório de Clarinha, segunda filha da tradicional família Drummond a morrer afogada. Mas afinal, a menina se matou ou foi um acidente? O mistério aumenta quando o patriarca da família, Misael, recém-empossado ministro, passa a ser assombrado por um fantasma do passado, ao mesmo tempo em que é confrontado pelo noivo da filha Moema, um homem em busca de vingança.

Segundo o diretor João Valadares, apesar da tragédia, o amor é um dos principais pilares da peça. “É como uma missa rezada às avessas. Os personagens, de certa forma, estão pecando, cometendo grandes crimes, mas tudo em nome do amor”, diz. A peça foi escolhida pela Cia. da Farsa para comemorar os treze anos da companhia. Ao lado de "Álbum de Família" (1945), "Senhora dos Afogados" também foi censurada e liberada apenas em 1953. O texto leva o incesto ao extremo da dor e da loucura, com personagens marcantes como Moema, a outra filha do casal, que personifica o complexo de Electra (o complexo de Édipo feminino). O drama, aliás, foi inspirado em Mourning Becomes Electra, de Eugene O'Neill, que, por sua vez, se baseou na Oréstia, trilogia de Esquilo.

"Senhora dos Afogados" será encenada dia 4 de julho, sábado, às 20h, no Casarão (Praça Tiradentes). A peça integra a programação da 2ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas, com entrada gratuita e senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo.

A Temporada conta com apresentação de Circuito Cultural Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realização da Preqaria Cia de Teatro, co-realização da Prefeitura de Sete Lagoas, além dos apoios da Musirama FM, jornal Sete Dias, site SeteLagoas.com.br, On Center Fotografia, Padaria Galdina e Churrascaria Três Marias. A classificação etária é de 16 anos.

Serviço:
Senhora dos Afogados - Cia da Farsa (BH)
Data: 4 de julho, 20h
Local: Casarão (praça Tiradentes)
Entrada franca. Classificação 16 anos.
Informações: 8894-4243.
www.teatrosetelagoas.com.br

 

Ascom Cultura e Juventude 



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks