Logo

ESPECIAL: Professores de Sete Lagoas dão dicas para candidatos do ENEM

 O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. O site SeteLagoas.com.br traz para os alunos dicas que vão ajudar na prova4prova4hora de realizar as provas.

Os professores que dão as dicas de hoje são: Rozângela de Cássia Sousa, professora do Núcleo De Aprendizagem, CEDAE, Colégio Caetano e Colégio Cenecista. Olívia Fernandes Pinheiro Aguiar, professora do Núcleo De Aprendizagem e Cláudio Marcos de Melo F. Silva, professor do Núcleo De Aprendizagem e Colégio Dom Silvério.

Para as questões de inglês e espanhol o aluno deve apresentar um bom conhecimento de vocabulário, com atenção especial aos falsos cognatos (palavras que parecem ter um significado e na verdade tem outro). Uma boa dica é ler algumas peças publicitárias simples publicadas em jornais ou revistas em língua inglesa ou espanhola (que o candidato pode pesquisar na internet). Charges e tirinhas também podem aparecer na prova e a percepção do contexto certamente facilitará o entendimento da questão.

É importante que o aluno tenha uma capacidade de leitura e interpretação de textos diversos, inclusive daqueles usados em mídias sociais, que poderão ser cobrados nas questões de português. O aluno deve ainda ter uma percepção da existência de diversas formas de comunicação além da escrita (gráficos, gestos, fotos, desenhos, esculturas, quadros...), além de apresentar familiaridade com tais formas.

A  literatura poderá ser cobrada nas provas com foco nos estilos de época (Barroco, Arcadismo, Modernismo etc). O candidato deve se preocupar em entender como esses movimentos colaboraram com a identidade cultural brasileira. Possivelmente será cobrado do candidato estabelecer a relação entre textos ou imagens com o contexto histórico. É preciso lembrar que o século XX rompeu com o europeísmo, valorizando cada vez mais a cultura geral do Brasil, nossa história, lendas, tradições, costumes e, sobretudo, o nosso tipo físico que não era abordado no passado.


da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks