Menu

IEF de Sete Lagoas recebe inscrições do Bolsa Verde

Produtores rurais de Sete Lagoas e de todo estado que estiverem interessados em participar do “Bolsa Verde”, programa do Governo de bolsa15bolsa15Minas que concede incentivo financeiro para proprietários e posseiros, para promover a conservação da cobertura vegetal nativa em Minas Gerais, têm até o dia 31 de outubro para enviar propostas. O programa funciona por meio da Portaria 106/2010 do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Para 2010, o “Bolsa Verde” prevê ainda a implantação da modalidade de apoio à manutenção da vegetação nativa existente. Já para 2011, terá início a segunda fase do projeto, que incluirá o apoio a ações de recuperação, restauração e recomposição florestal. O “Bolsa Verde” vai conceder o pagamento de R$ 200 por hectare conservado por ano.

Segundo o gerente do Centro Operacional de Floresta, Pesca e Biodiversidade Especializado em Fiscalização do IEF de Sete Lagoas, para cada cidade existe uma regra quanto ao tamanho do terreno, sendo que para Sete Lagoas o exigido é que sejam lotes com até 80 hectares. “Em outras cidades menores como Matozinhos e Pedro Leopoldo a regra é de até 28 hectares, por que o estado entende que com para esses municípios menores a área de cultivo também deve ser menor”, explica.

Para os aprovados, o primeiro pagamento deve ser efetuado no último mês de 2010. A meta do IEF para 2010 é alcançar a conservação e manutenção de 25 mil hectares com vegetação nativa nas propriedades privadas. Vale lembrar que as propostas podem ser individuais ou coletivas, sendo que as mesmas passarão por uma validação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), nos municípios em que estes conselhos estiverem já instituídos.

O IEF de Sete Lagoas confirmou a presença no projeto, porém até o momento ninguém se inscreveu para receber a bolsa. Os agricultores da cidade que estiverem interessados em participar do projeto devem comparecer ao IEF até o dia 31 de outubro com a descrição do projeto. O endereço é Rua Princesa Isabel, 221, Centro. Em caso de dúvidas, basta acessar o site www.ief.mg.gov.br/bolsa-verde ou ligar (31) 3774-8273.

da redação com informações do IEF


Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Últimas Notícias - Cidade

Joyeix -  Entrou 31/10