Logo

Município ganha melhorias na área da saúde

A quantidade de leitos de UTI do Hospital Municipal, foi ampliada de cinco para dez, em um investimento de R$ 560 mil. Junto com o avanço, o hospital também criou uma nova sala de observação para tirar 20 macas do corredor. O objetivo é que no local seja criado um posto de enfermagem dividido em alas masculina e feminina, com espaço para acompanhantes.

Outra mudança que poderá ser feita no local é a construção de um segundo andar, abrindo mais 70 leitos de urgência. O projeto está em saude13saude13fase de planilha de custos e estará pronto para assegurar a estrutura aos seis mil pacientes/mês durante as obras do Hospital Regional, que começam ainda em 2010 e terminam em 30 meses. “Queremos garantir todo o conforto para os cidadãos atendidos no hospital”, esclareceu Maroca.

Cumprindo as exigências da Vigilância Sanitária Municipal, o hospital municipal passará a ter, pela primeira vez, um alvará sanitário. A Central de Armazenamento de Lixo Hospitalar, faz parte de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde. Com o objetivo de evitar infecções e contaminações de quem é atendido no hospital, os antigos aparelhos portáteis de secreção foram inutilizados no HM para darem lugar a uma Central de Vácuo, que transporta os materiais por tubos para um local apropriado.

Além disso, novos aparelhos, como um novo tomógrafo e um aparelho de Raios-X, também pretendem ampliar a rede de serviços aos cidadãos.  A atenção primária de Saúde terá suas 32 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ampliadas para 42. Essa expansão é acompanhada da construção de duas sedes próprias de UBS nos bairros Cidade de Deus e Belo Vale e uma terceira unidade que será levantada no Luxemburgo.

O canteiro de obras onde será construída a UBS do Cidade de Deus, atenderá 12 mil pacientes da região com três equipes de ESF, farmácia distrital, dois gabinetes dentários, além de salas de pequenas intervenções, curativos e nebulização. O local funcionará a partir de novembro, de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas. O investimento é de R$ 695 mil, em uma parceria com o governo estadual. “A Prefeitura investe na regionalização da saúde para dar mais qualidade de vida às pessoas e viabilizar o hospital municipal”, assegurou Maroca.

Com a estruturação da saúde, o paciente terá ainda um prontuário eletrônico onde os profissionais de saúde dos postos e hospitais da cidade poderão consultar a ficha pelo na hora através de um sistema de computador, dando mais agilidade ao atendimento e reduzindo o custo operacional.  

 

da redação com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks