Logo

Grupo engajado pela cultura promove evento no Casarão, neste sábado

Para mostrar que estão além de apenas rodas de conversa, o Coletivo Colcheia promove neste sábado, a partir das 16h, no Anfiteatro do Casarão, seu lançamento oficial, com uma grade de atrações intensa, que vai das artes visuais à música, passando por oficina, exibição de curtas e apresentações das artes cênicas. Na sua essência, um coletivo é um grupo de pessoas que se juntam em prol de algum objetivo. Foi com esse pensamento que no início deste ano nasceu o Colcheia, um coletivo cultural de Sete Lagoas que busca a valorização e incentivo às manifestações artísticas e culturais em Sete Lagoas.

 “O próprio evento mostra um pouco do pensamento do coletivo. Não queremos restringir a apenas um tipo de manifestação cultural. Queremos algo que agrega, que mostra como é a cara da nossa cultura, plural e multifacetada”, observa Wesley Almeida, um dos participantes do Colcheia. A programação evidencia a pluralidade do evento, que terá início com a banda República S/A, que começa a despontar em Belo Horizonte, com suas releituras da MPB e do samba. Ainda na música, o show continua com a banda setelagoana Ganga Bruta, que recentemente lançou seu segundo CD, intitulado O Terceiro Lado da Moeda, e que no evento vai mostrar somente músicas próprias, algumas delas já bem conhecidas pelo público local.

Macaco Bong

Mas quem fecha a noite em grande estilo é a banda matogrossense, Macaco Bong, destaque em todo o Brasil como modelo no mercado independente. Nascido em 2004, o trio baseia-se ne desconstrução  dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais e aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop. Mesmo sem aparecer na grande mídia, a banda toca em todo o País, e até mesmo com datas internacionais. O show que será visto neste sábado em Sete Lagoas, segue em maio para Barcelona, na Espanha e é destaque no Primavera Sounds, um dos principais festivais independentes na Europa. Em 2009, seu primeiro disco, Artista Igual Pedreiro, foi eleito pela revista especializada Rolling Stone Brasil o melhor disco de 2009.

Outras atrações

Mas não é só música que vai preencher a grade do Colcheia neste sábado. Dentre as atrações, haverá também a apresentação de dança contemporânea com as bailarinas do grupo Primeiro Ato, Luciana Lanza e Cibele Maia – setelagoanas de destaque na cena artística mineira. O nosso folclore terá presença garantida com o Congadar, que mistura música e teatro para mostrar um pouco de nossas raízes. Um telão será montado para uma mostra de curtas, produzidos por artistas locais, como Francis Campelo. Para quem quer fazer arte, terá uma oficina de criatividade com Felipe Godoy e ainda a exposição do artista plástico Leandro Figueiredo e ambientação por Luciano Ribeiro. “Não vamos ficar somente neste evento, mas este primeiro deve marcar bem o objetivo do grupo. Há outras frentes para incentivar a cultura na cidade e esperamos que as pessoas compareçam para apoiar a iniciativa”, encerra Wesley.

Lançamento do Coletivo Colcheia

Local: Anfiteatro do Casarão (Centro Cultural Nhô Quim Drummond)

A partir das 16h; Ingressos a R$5


Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks