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Prefeitura capacita servidores para elaborar projetos e captar recursos

Secretaria de Planejamento oferece formação para 40 servidores. A Prefeitura de Sete Lagoas investe em seus talentos. De segunda a sexta-feira (5), 40 servidores das secretarias, autarquias e fundações municipais aprendem a elaborar projetos e captar recursos para a cidade. A oficina – realizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão no Unifemm – é a primeira atividade de capacitação da Central Intersetorial de Projetos, criada seguindo determinação do prefeito Mário Márcio Maroca.

As aulas misturam teoria e prática, onde os servidores são divididos em grupos e trabalham exemplos que poderiam fazer parte do dia a dia da prefeitura, como escolinhas de futebol ou biblioteca itinerante. As ideias são debatidas e analisadas. “O curso trabalha uma metodologia nova, que simplifica o modo de elaborar o projeto”, diz funcionária pública Claudia Soares.

A oficina é ministrada pelo consultor e economista Ricardo Falcão, que possui 11 anos de experiência como financiador em agências internacionais e 40 anos de prática na elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos e captação de recursos. “O Brasil tem o hábito de quem escreve projeto também executa, o que dificulta a proposição de novos”, diz Falcão.

Para o servidor Renato Gontijo, a formação é o início de um processo de profissionalização da administração municipal. “É essencial que a prefeitura acompanhe o ritmo do mundo dos negócios”. Após a segunda aula, a funcionária pública Flávia Ferreira vê a oportunidade de avançar na estruturação de propostas. “A gente achava que sabia como fazer projeto”, analisa.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR
A capacitação busca mudar a realidade da prefeitura, que não possui servidores especialistas em projetos e captação de recursos, indica o secretário de Planejamento, Flávio de Castro. “Criar a cultura de projetos dentro da administração municipal não se faz contratando novos profissionais e, sim, formando os que já conhecem o ambiente profissional”, entende.

O próximo passo é levar parte dos funcionários públicos capacitados para um curso, do dia 15 a 17, no qual o Ministério do Planejamento e a Fundação João Pinheiro ensinam os municípios a operarem o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) do governo federal.

Depois dos treinamentos, o objetivo da Secretaria de Planejamento é formar uma equipe especializada em projetos e captação de recursos, cuja estrutura e forma de ação será debatida com os servidores que serão integrantes da Central de Projetos.


SECOM / Sete Lagoas



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