Logo

Prefeitura triplica atendimento do Projovem

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social, mudou a forma de gerenciar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) na cidade. Em um ano, subiu de 100 para 300 o número de jovens atendidos e a intenção é crescer ainda mais. O aumento é resultado da criação de coordenações pedagógica e administrativa, garantia de recursos e equipe técnica para a gestão eficiente do programa.

A secretária de Assistência Social, Léa Braga, atribui o crescimento também a outros fatores:
inserção do Projovem dentro da Política Pública Municipal, dando atenção especial ao jovem; qualidade que o serviço da prefeitura tem; e o significado que o programa tem para o beneficiário. “O jovem do Programa é valorizado e seus talentos são potencializados, em uma série ações que visam a partilha de conhecimentos”, esclarece.

O Projovem cria referenciais de cidadania, com cursos profissionalizantes e atividades culturais e esportivas com pessoas de 15 a 17 anos, em horários no contra turno escolar. Participam do programa jovens beneficiados pelo Bolsa Família ou em liberdade assistida. Em 2009, a prefeitura reformou os três núcleos regionais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nos bairros Brasília, Belo Vale e JK, dando fôlego novo para a realização das oficinas e atendimento aos beneficiados.

A meta agora é ampliar o atendimento para 600 adolescentes e levar o programa para a zona rural, planeja a secretária. Léa Braga assegura ter estrutura e equipe suficientes para o crescimento, que está vinculado à maior divulgação do programa entre os jovens e à intensificação de parcerias para abrir mais núcleos e oferecer cada vez opções mais atividades. Além das três unidades do CRAS, a prefeitura recebe apoio de instituições como a Associação Casa de Caridade JK, escola municipal Juca Dias, Superintendência Municipal Antidrogas (Sumad), Casa da Sopa, Centro Regional de Artes Maria dos Anjos Macedo (Cramam), Serviço de Promoção ao Menor e à Família (Serpaf), Programa Local de Envolvimento Comunitário (Plec) e escola Aluízio Valadares.

Os adolescentes, beneficiados pelo Bolsa Família e que participam do Projovem, recebem R$ 33 por mês no cartão da mãe, dinheiro depositado diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O programa aceita a inscrição de até duas pessoas da mesma família na faixa etária de 15 a 17 anos.

PARCERIA
Em janeiro, os integrantes do Projovem participam de uma colônia de férias e a parceria firmada entre a Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura (Seltur) e prefeitura, ocorrida nessa semana, garante que os jovens tenham visitas monitoradas à Gruta Rei do Mato e Serra de Santa Helena dentro do Projeto Conhecer Sete Lagoas, que, em 2009, já levou mais de mil sete-lagoanos para conhecerem os pontos turísticos e atrações da cidade.

SECOM / Sete Lagoas
Foto: Quim Drummond


Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks