Logo

Estudantes recebem diplomas em clima de festa

Na noite da última terça-feira, 23 de junho, representantes da Superintendência Municipal Antidrogas (SUMAD) entregaram diplomas a cerca de 70 alunos do Projeto Previnir Profissionalizando. Esta é a primeira turma de alunos formada pela iniciativa, que contempla estudantes de todas as idades. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Regina Pacis e reuniu formandos, familiares e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo. Durante a cerimônia, os estudantes não conseguiam conter a alegria. Os alunos traduziam pelo sorriso o que podia ser visto em seus olhos.

Desde sua criação, em 2005, a SUMAD tem a finalidade de coordenar eventos e planejar atividades de prevenção e combate ao uso indevido de substâncias e produtos psicoativos. O órgão atua em três frentes: prevenção, tratamento e inserção. Através do Projeto Previnir Profissionalizando, que consiste em uma iniciativa de caráter preventivo, diversos cidadãos sete-lagoanos tiveram a oportunidade de participar de cursos técnicos gratuitos e aprender um pouco mais sobre várias atividades. Dentre os cursos oferecidos estavam telemarketing, vendas, maquiagem, teatro e ioga.
 

 
Entre os formandos, duas estudantes tinham um motivo especial para comemorar. Elisa Maria de Carvalho, 46 anos, e sua filha, Lorena Carvalho Ferreira, 17 anos, cursaram a mesma disciplina e compareceram à festa para receberem seus diplomas. “Eu gostei muito do curso de vendas. As aulas serviram para dar uma noção sobre a maneira correta de me comportar em uma loja, como me vestir e, principalmente, a forma adequada de me comunicar. Além disso, a maioria dos estudantes não tinha nenhum tipo de atividade à tarde, quando aconteciam as aulas. Então, acho que foi uma forma de aproveitar o tempo livre e aprender algo novo”, comemorava a jovem Lorena. Para Elisa, o curso foi uma forma de aprendizado e ainda serviu para fortalecer os laços com a filha. “Foi muito bom! Pena que passou tão rápido. Se aparecer uma oportunidade, gostaria de aproveitar os conhecimentos adquiridos na área. Tenho vontade de cursar, inclusive, outras disciplinas, como maquiagem, por exemplo. Além disso, foi muito legal participar das aulas com minha filha e ter a chance de estudar com ela. O curso serviu para estimular ainda mais a nossa convivência“, emenda Elisa.

Segundo a Secretária Municipal de Ação Social, Léa Braga, a Superintendência tem um papel muito importante para a cidade. “A SUMAD vem desenvolvendo trabalhos de prevenção ao uso das drogas, de reabilitação e inserção social. Então, os cursos cumprem sua tarefa principal, que é capacitar os cidadãos de Sete Lagoas, fazendo com que essas pessoas saiam daqui com um conhecimento mais amplo. Assim, elas se tornam profissionais mais preparados, com planejamento para estruturar melhor a sua vida”, afirma Léa Braga.

O sucesso do Projeto Previnir Profissionalizando foi tanto que o órgão estuda uma forma de ampliá-lo. A SUMAD, assim como a Secretaria de Ação Social, tem o objetivo de estender o número de vagas de cada curso e aumentar as disciplinas oferecidas pela iniciativa. O órgão estuda uma maneira de possibilitar a inserção destes estudantes no mercado de trabalho. Em 2009, há grandes possibilidades de ser realizado mais um módulo do projeto. Os cursos, que acontecem duas vezes por semana durante dois meses, devem acontecer no segundo semestre deste ano.
 
Secretaria de Comunicação
Foto: Quim Drummond


Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks