Menu

CDL lança quarta edição da sua “Caminhada Ecológica”

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) lançou oficialmente a quarta edição da “Caminhada Ecológica de Sete Lagoas”. O evento será no dia 30 de agosto, com saída da praça São Pedro (bairro Jardim Arizona) até o topo da Serra de Santa Helena. No ano passado a caminhada mobilizou três mil pessoas em um passeio marcado pela descontração. Apesar da caminhada ainda ser no final de agosto, iniciativa visando à educação ambiental já foi colocada em prática: em parceria com uma empresa, a CDL já coleta o óleo de cozinha em residências do município para ser reciclado e transformado em biodiesel. A medida visa inibir o descarte inadequado do produto, que acaba despejado nos córregos da região.

De acordo com o diretor da CDL local, Kefersson Jardim, o recolhimento de óleo vegetal é feito desde o ano passado, mas a adesão ainda é mínima. “Em 2008 recolhemos 40 mil litros em Sete Lagoas, o que é muito pouco para uma cidade de quase 250 mil habitantes. Despejar este óleo na pia da cozinha tem um impacto negativo muito grande. Além de causar entupimento das tubulações nas redes de esgoto, pode cair e poluir rios e córregos da nossa bacia”, conta. Segundo Jardim, basta o interessado ligar para a CDL (31 3779-8800) que o óleo será recolhido. “O intuito final do trabalho consiste na produção de biodiesel, hoje realizado fora de Sete Lagoas, no eixo Rio-São Paulo”, completa.
 
Este ano a caminhada contará com extensa programação, como apresentação de grupos artísticos na Serra de Santa Helena, rapel, canoagem, oficinas de reciclagem, gincana ecológica dentre outras atrações.  O número de participantes com camisas e adereços oferecidos pela organização por apenas R$ 20,00 será limitado a três mil. Conforme explica a presidente da CDL, Vanessa Maciel, um número excessivo de pessoas pode agredir o meio ambiente na Serra de Santa Helena. “A demanda é grande, mas temos que respeitar os limites impostos pela própria estrutura do local”, considera.
 
Outro projeto que será novamente apresentado no Parque da Cascata é a “sacola ecológica”. A embalagem, fabricada a partir de material reciclado, chega para substituir as sacolas de plástico. “O projeto tem como objetivo conscientizar a população para a necessidade de diminuir o consumo de plástico, material de difícil decomposição na natureza”, diz Kefersson Jardim. A presidente da Sete Lagoas Lazer e Turismo (Seltur), Geisa Mendes, ressaltou a importância de explorar o evento turisticamente. “É um desafio para o município explorar suas belezas naturais de forma sustentável. E a Caminhada Ecológica está aí para agregar, já faz parte de nosso calendário”, finaliza.

Por Celso Martinelli


Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Últimas Notícias - Cidade

Joyeix -  Entrou 31/10