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Obras de duplicação da rodovia BR-040 estão a todo pavor

Estão em fase bastante adiantadas as obras de duplicação da BR-040, de Sete Lagoas até o Trevão de Curvelo. O serviço foi iniciado em abril do ano passado. São 48 km de pista e boa parte já está quase concluída. Conforme informou a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Trânsito (DNIT), no primeiro lote, que compreende o segmento entre o Trevo de Curvelo (km 423) e o acesso norte para o município de Paraopeba (km 435), as obras já alcançam 90% da execução.

Além da duplicação, estão sendo realizados serviços de restauração e duplicação de 12 quilômetros de rodovia; restauração de mais oito quilômetros da pista existente, incluindo a pista dupla que passa pelo perímetro urbano de Paraopeba. O segundo lote segue do Contorno de Paraopeba até a cidade de Sete Lagoas (km 471). Neste segmento estão em andamento as obras de implantação do Contorno, com nove quilômetros de extensão, em pista dupla, além da duplicação e restauração de 27 quilômetros de pista.

Os 398 funcionários que trabalham diariamente no trecho aceleram o trabalho para concluir as obras dentro do prazo e desafogar a rodovia, cuja vazão de tráfego está praticamente esgotada. A estimativa é que a pista seja integralmente liberada até o final de junho. Com recursos na ordem de R$ 181 milhões, o primeiro lote de obras está a cargo das empresas Construtora Brasil e ARG. Já a segunda etapa do projeto vem sendo executado pelo consórcio entre as construtoras Ivaí, Cowan e Aterpa.

De acordo com o supervisor das obras na 040, engenheiro Álvaro Campos de Carvalho, há neste momento dois desvios (em pista pavimentada definitiva) entre Sete Lagoas e Paraopeba, e um no Trevão de Curvelo. “Até o fim da obra, haverá mais três desvios”, explica Álvaro Campos. A duplicação da rodovia BR-040 está inclusa nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, lançado pelo Governo Federal em janeiro de 2007. Com a conclusão do empreendimento, o tráfego será agilizado entre as regiões de Curvelo e a Grande Belo Horizonte, que hoje comporta um fluxo de 15 mil veículos/dia.

Por Celso Martinelli



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