Logo

Aluno da Faculdade Cenecista é premiado no maior Congresso de Iniciação Científica do país

Estudantes da Faculdade Cenecista de Sete Lagoas tiveram trabalhos selecionados, sendo um deles premiado em primeiro lugar, no maior Congresso de Iniciação Científica do país, que aconteceu entre os dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo. Durante os dois dias do evento foram apresentados 1.699 trabalhos, por 3.132 alunos, de 237 instituições de ensino superior de 21 estados do Brasil.

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Conic-Semesp), e este ano teve a parceira da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp. O Conic “tem como objetivo identi¬ficar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.”

O projeto “Educação ambiental em escolas utilizando conceitos de gamification”, conseguiu o primeiro lugar do Congresso, na categoria Exatas e da Terra. O prêmio foi de R$ 3 mil. De acordo com o aluno e autor Ryuller Ferreira de Souza, da Faculdade Cenecista, o projeto surgiu com a ideia de auxiliar educadores, principalmente de ensino fundamental, a conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Ryuller Ferreira de Souza ganhou o prêmio de melhor projeto na na categoria Exatas e da Terra/ Foto: arquivo pessoalRyuller Ferreira de Souza ganhou o prêmio de melhor projeto na na categoria Exatas e da Terra/ Foto: arquivo pessoal

“Como a geração ‘anos 2000’ já nasceu em um mundo extremamente informatizado, chegou-se a conclusão de que um jogo digital com esse tema seria de grande ajuda aos educadores citados”, explicou. Os alunos Daniel Henrique de Castro e Ramon dos Santos Rodrigues, também fazem parte da equipe, que teve a orientação dos professores Túlio Teixeira Cota e Carina Marciela Mews.

Para Ryuller, ganhar o 15º Conic-Semesp, na categoria Exatas e da Terra, “foi algo extremamente gratificante. Estar em meio a tantos projetos de alta qualidade, de alunos de todo o Brasil, e ser reconhecido como o melhor da área é muito motivador.” Ele ainda enfatizou que, “o projeto só foi submetido graças ao imenso apoio e incentivo do professor Mestre Túlio Teixeira Cota, que foi o grande responsável para que tudo isso fosse possível.” 

“Foram meses de trabalho árduo que resultaram em um projeto feito com muita dedicação e esforço, mas que no fim foram recompensados. Agradeço imensamente ao apoio da minha família”, agradeceu o estudante dizendo esperar que o incentivo à ciência no Brasil seja colocado como prioridade, e que Minas seja representada novamente na próxima edição do Conic-Semesp.

Luiz Lanza, do curso de sistemas de informação/ Foto: arquivo pessoalLuiz Lanza, do curso de sistemas de informação/ Foto: arquivo pessoal

Também aluno da instituição, Luiz Lanza, do curso de sistemas de informação teve seu artigo aceito no Congresso. Seu trabalho é sobre o desenvolvimento de um sistema para geração e correção de avaliações.

“A partir da dificuldade encontrada na instituição para realizar a correção de avaliações de múltipla escolha, surgiu à necessidade do desenvolvimento de um software que utiliza métodos de visão computacional para automatizar a correção de gabaritos, suprindo a necessidade da divulgação dos resultados para os alunos de forma rápida e segura”, explicou Luiz.

Aluno Alisson Martinelli no Conic-Semesp/ Foto: arquivo pessoalAluno Alisson Martinelli no Conic-Semesp/ Foto: arquivo pessoal

O estudante Alisson Martinelli apresentou o trabalho: “Desenvolvimento de um framework web baseado em componentes” e afirmou que a experiência é muito enriquecedora para o aluno e engrandece não apenas a faculdade, mas também a cidade de Sete Lagoas.

"Foi muito gratificante participar do Conic-Semesp, tive a oportunidade de trocar conhecimento com várias pessoas e presenciar diversos trabalhos interessantes, além é claro de expor o meu trabalho e receber o reconhecimento do público. Agradeço aos professores Túlio Cota e Carina Mews pelo incentivo e apoio e espero ver mais alunos da Faculdade Cenecista de Sete Lagoas participando deste congresso.”

Aluna Gabriela Teixeira Cursino no 15º Conic/ Foto: arquivo pessoalAluna Gabriela Teixeira Cursino no 15º Conic/ Foto: arquivo pessoal

A aluna Gabriela Teixeira Cursino, também participou do Conic em Ribeirão Preto com o trabalho “Os jogos digitais como forma de aprendizado a crianças e jovens autistas.” Explicou que o projeto surgiu com o intuito principal de utilizar a tecnologia como ferramenta para auxilio às crianças e jovens com espectro autista, na alfabetização e no desenvolvimento.

“O trabalho é de grande importância, pois no Brasil existem poucos softwares voltados para jovens e crianças autistas, e como será disponibilizado gratuitamente, atenderá grande parte da população”, afirmou.

Gabriela disse que participar do Conic foi uma experiência engrandecedora. “É o maior congresso de iniciação cientifica do Brasil, e nele se reúnem diversos estudantes com projetos de qualidade. Ser selecionada é muito gratificante, pois existe um processo seletivo rigoroso, onde milhares de trabalhos são enviados e apenas alguns são escolhidos para participar”, explicou.

A estudante ainda agradeceu a sua família, amigos e professores da instituição pelo apoio. 

Por Cristiane Cândido



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks