Logo

UFSJ realiza palestra de abertura do seminário “Projeto Árvore é Vida”

O ‘Projeto Árvore é Vida’, idealizado pela BPW (International Federation of Business and Professional Women), registrado na ONU e presente em 90 países, da qual faz parte o Brasil (BPW BRASIL), é representado em Minas Gerais pela Associação das Caminhantes da Estrada Real (ACER).

Ele objetiva o plantio de árvores, a preservação socioambiental e o desenvolvimento econômico/social. Assim sendo, nesta terça-feira (1), o aconteceu a abertura do Seminário do “Projeto Árvore é Vida”, realizado pelo curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), no Campus Sete Lagoas, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG).

Abertura do seminário “Projeto Árvore é Vida”/Foto: José GeraldoAbertura do seminário “Projeto Árvore é Vida”/Foto: José Geraldo

Segundo o coordenador técnico regional de fruticultura da EMATER, Juscelino Rabelo, o foco principal da ação da ACER nesse projeto, apoiado também pelo IER (Instituto Estrada Real) é o plantio de árvores nativas na região limítrofe e de influência da Estrada Real. “Além de proporcionar a recomposição e ampliação vegetal em áreas desnudas e de APP (topo de morro, margens de rios e córregos, proteção de nascentes), as árvores em pontos estratégicos formarão alamedas e bosques, ampliando os atrativos turísticos nesse patrimônio do turismo nacional, o que certamente alavancará outros projetos associados aos mesmos, os quais foram apresentados nesse seminário pela ACER/EMATER-MG/IEF/SETUR”, ressalta.

Também o extensionista da EMATER, Mauro Inhanes afirmou que o ‘Projeto Árvore é Vida’ é muito interessante, uma vez que “sem árvore não vamos a lugar nenhum”. E completou: “Esse projeto tem dado bons frutos, sendo que a EMATER e também a Prefeitura abraçaram o projeto através do Horto Florestal Municipal. O vice-coordenador da UFSJ, Édio Costa, lembrou que a responsabilidade em parte ambiental é de cada cidadão.

O prefeito Marcio Reinaldo enfatizou que Sete Lagoas sente-se altamente prestigiada por esse evento. Para ele, a palavra “árvore” representa grande parte de nossa sobrevivência. O prefeito contou que reuniu-se recentemente com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi quando foram discutidos questões sobre a água e referentes ao Rio São Francisco com disponibilidade apenas de 4% de água, diante da grande obra de transposição. “Aí ficou clara a necessidade do cuidado com a caixa d'água que é Minas Gerais. Aqui em Sete Lagoas estamos realizando a obra do Grotão do Canaan e em breve o Parque Linear no Terminal Urbano", manifestou.

Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks