Logo

Participantes do programa “Mexa-se” visitam obras da ETA

Na manhã deste último sábado (3), educadores físicos e participantes do programa “Mexa-se – Hábitos de Vida Saudável”, acompanhados pelo prefeito Marcio Reinaldo, visitaram as obras de captação de água do Rio das Velhas e da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizadas no município de Funilândia.

Também estiveram presentes, o coordenador do “Mexa-se”, professor Jaime Tolentino, o presidente do SAAE, Marcos Joaquim Matoso, a secretária municipal de Obras, Infraestrutura e Políticas Urbanas, Joelma Peixoto, e o vereador Renato Gomes.

Inicialmente, todos passaram pelo galpão de armazenamento de materiais das obras, localizado no Bairro Jardim Primavera. Em seguida, a comitiva de visitação chegou às obras da ETA e de captação de água do Rio das Velhas. O presidente do SAAE, Matoso, falou sobre a grande importância do sistema de abastecimento em realização, com expectativa de operação assistida para janeiro de 2016.

Participantes do Mexa-se em visita Estação de Tratamento de Água/ Foto: Filipe OliveiraParticipantes do Mexa-se em visita Estação de Tratamento de Água/ Foto: Filipe Oliveira

O sistema terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo, sendo que o empreendimento encontra-se com os seguintes avanços físicos: Captação Superficial – 85 %; Estação Elevatória de Água Bruta – EEAB – 78 %; Adutora de Água Bruta I e II (DN 600 mm) – 89 %; Estação de Tratamento de Água – ETA (500 l/s) – 81 %; Estação Elevatória de Água Tratada – EEAT – 76 %; e Adutora de Água Tratada – AAT (DN 600 mm) – 100 %.

As obras de Captação, Estação Elevatória de Água Bruta – EEAB, Adutora de Água Bruta I e II, Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Tratada e Reservatório de 1.500 m3 estão sendo executadas pela Construtora COLLETT & SONS Ltda, e as obras referentes a Adutora de Água Tratada, está sendo executado pela Prefisan Engenharia Ltda.

Com a obra Sete Lagoas vai passar a ter sistema misto de abastecimento de água/ Foto: Filipe OliveiraCom a obra Sete Lagoas vai passar a ter sistema misto de abastecimento de água/ Foto: Filipe Oliveira

De acordo com o prefeito Marcio Reinaldo a hora dessa obra ser mostrada à população, já está chegando. Ele afirmou que a maior virtude deste projeto é que ele será um grande reforço para o fornecimento de água para Sete Lagoas, que hoje é abastecida por mais de 100 poços artesianos. Disse também que “ além de abastecer as casas das famílias, possibilitará a garantia de água para as indústrias que chegam a Sete Lagoas. E já há indústrias chegando na cidade por causa disso.”

A obra em andamento (PAC-1) será responsável pela interligação e integração das águas do Rio das Velhas às águas captadas por poços profundos (sistema existente) de forma que Sete Lagoas passará a ter no futuro um sistema misto de abastecimento de águas. 

Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks