Logo

Grupo de apoio à pessoa ostomizada se reúne no NASF do Bairro JK

Como de costume, na última terça-feira do mês, pacientes do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada de Sete Lagoas e Região (GAPOSETE) se reúnem para trocar experiências e discutir temas relativos à saúde.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer,podendo ou manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde pode-se conectar um tubo de inspeção ou manutenção.

O GAPOSETE é um agente interdisciplinar que planeja, executa e avalia ações de saúde por meio de trocas vivenciais de saberes entre profissionais, usuários e familiares.

Na última terça (29) o encontro foi um pouco diferente, pois contou com a parceria do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) JK. A convite do Centro de Especialidades Médicas (CEM), a educadora física Priscila Mello e a fonoaudióloga Taysa Canuto do NASF JK conduziram o encontro com dinâmica, relaxamento corporal e ginástica facial.

Para os ostomizados que necessitam de um dispositivo coletor, a Prefeitura de Sete Lagoas e a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, contam com o Programa de Assistência ao Portador de Ostomia. O serviço de referência aos ostomizados é oferecido no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Bairro Boa Vista. 

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Aproximadamente 200 usuários de Sete Lagoas e 100 da microrregião de Sete Lagoas e Curvelo são cadastrados e utilizam esse serviço oferecido na cidade. Cerca de 4.500 bolsas de ostomia são distribuídas mensalmente em Sete Lagoas.

De acordo com a enfermeira Laila Rodrigues, referência técnica do Programa de Assistência ao Portador de Ostomia, as bolsas coletoras são distribuídas gratuitamente no CEM. “Oferecemos um atendimento qualificado aos ostomizados, com uma equipe multidisciplinar que conta com médico, nutricionista, assistente social, psicólogo e enfermeiro. 

Esses atendimentos se materializam através do fornecimento dos dispositivos coletores e acessórios necessários”, revelou Laila lembrando que o cadastro e a avaliação dos pacientes acontecem toda quarta-feira com a equipe multidisciplinar.


Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks