Menu

Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas


O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada em 25 de agosto 2009, com o objetivo de proteger o sítio histórico Gruta Rei do Mato, seus ecossistemas cársticos de grande beleza cênica, sua flora e fauna, valorizando os patrimônios espeleológico, arqueológico e paleontológico.

A gestão da Unidade é realizada pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, a estrutura conta com um Receptivo Turístico, com banheiros, auditório com 114 lugares, sala de exposições e área externa utilizada na realização de atividades com os visitantes, ainda uma lanchonete e um amplo estacionamento.

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato funciona diariamente das 08:00 às 17:00horas; com horário de visitação a caverna de 09:00 às 16:30 horas, sendo o último grupo saindo às 16:00 horas;
Os valores dos ingressos são: R$15,00 inteira e R$7,50 (para estudantes com carteirinha e visitantes acima de 60 anos), conforme Portaria IEF n° 173/2013.

Grupos escolares ou turísticos, a partir de 10 pessoas, devem fazer o agendamento/cancelamento da visita com antecedência no prazo mínimo de 48 horas de segunda à sexta-feira, através dos telefones (31) 3775-2695/ (31) 9326-1000/ (31) 9326-0007 (gerência) ou entrar em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Para visitação é permitida a entrada de no máximo 18 visitantes por grupo, e dura em média 1 hora cada visita, assim agendamentos com um número maior de visitantes, os mesmos serão divididos por grupos.

É essencial que a visita seja feita com sapatos fechados adequados, de preferência tênis ou botas. Não é permitido o acesso à gruta calçando sapatos abertos ou sandálias.
Para visitar a caverna é permitida a entrada de crianças acima de 6 anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Como chegar - Seguir a BR 040 sentido Brasília, fazer o retorno na entrada de Sete Lagoas. O Monumento se encontra no KM 472.

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato - MNEGRM
BR 040 KM 472 – Bairro Universitário
Sete Lagoas – MG CEP:35.700-000


Publicidade

Comentários   

Rosana
+2 #20 Rosana 21-06-2015 15:21
Gostaria de saber se é possivel tirar fotos para buque de casamento ai na gruta?
Citar
Romina
+1 #19 Romina 07-02-2015 15:31
Olá pessoal! A gente vai visitar Sete Lagoas no 4 de abril, nessa data, a gruta funciona?


Alem disso, qual é a melhor opção de transporte desde a rodoviária de Sete Lagoas?

Obrigada!
Citar
Gabrielle
-1 #18 Gabrielle 20-01-2015 16:05
olaaa.. gostaria de saber se pessoas de 16,17 i 18 anos entram sem responsaveis ??
Citar
Gabrielle
-1 #17 Gabrielle 20-01-2015 16:02
ola!!
gostaria de saber se pessoas de 16,17 e 18 anos entram sem os responsaveis
Citar
Fabien Lucas
-1 #16 Fabien Lucas 25-08-2014 00:00
seria uma pena vir em sete lagoas e nao visitar a linda gruta do rei do mato com essa nova estructura.
Tem coisas unicas la...
Citar
Mariângela Pereira
+1 #15 Mariângela Pereira 16-07-2014 21:21
Olá.
Visitei a Gruta Rei do Mato em 02 de Julho. Foi minha primeira visita a uma gruta e fiquei encantada com o lugar. É simplesmente maravilhoso. Dá vontade de ficar o dia inteiro observando e mesmo assim nao se vê tudo.
Citar
Marcus  Vinicius
+1 #14 Marcus Vinicius 24-06-2014 17:20
Citando paulo roberto:
Pode tirar foto no interior da gruta??

Sim, pode tirar fotos com flash e filmar no interior da gruta
Citar
Marcus  Vinicius
+1 #13 Marcus Vinicius 24-06-2014 17:18
Citando Andreia:
Bom dia,
Quais os horariode funcionamento?
Abre aos sabados e domingos?
Tem guia para nos conduzir?
É preciso agendar?

Olá, sim, funciona aos domingos, a hora de funcionamento é até as 16:00. Sim, possui o guia que esplica as formações existentes dendo da gruta. (eu tambem recomendo a gruta da lapinha e a de maquiné)
Citar
Enara Rangel
+3 #12 Enara Rangel 04-06-2014 12:46
Fui mês passado e adorei, gostaria de elogiar a todos, pois gostei muito do passeio e agradeço a todos pela ótima recepção,os guias são muito educados. Vale a pena conhecerem.
Citar
Andreia
-5 #11 Andreia 12-03-2014 08:44
Bom dia,
Quais os horariode funcionamento?
Abre aos sabados e domingos?
Tem guia para nos conduzir?
É preciso agendar?
Citar
vera therezinha
0 #10 vera therezinha 07-03-2014 13:02
Estive com um grupo de terceira idade no carnaval deste ano e não gostei da recepção.Entend i que só poderíamos entrar de calçado fechado.O que não consegui compreender foi o aviso logo na entrada, dizendo os riscos que estávamos expostos e que o parque não nos dava nenhum suporte a nível de socorro.Não conseguimos entrar por conta dos calçados.Fica a mensagem para a administração do parque rever estes conceitos quanto a dar suporte aos
frequentadores.
Citar
Henrique Duarte
0 #9 Henrique Duarte 15-02-2014 18:52
Citando Fernando Henrique de Moraes Gòes:
Olá! Estou querendo saber qual ônibus passa próximo a gruta. De preferência algum que saia da rodoviária! Muito obrigado!

olha, eu acho que o sete lagoano passa por lá.
Citar
paulo roberto
0 #8 paulo roberto 09-11-2013 12:26
Pode tirar foto no interior da gruta??
Citar
Fernando Henrique de Moraes Gòes
+2 #7 Fernando Henrique de Moraes Gòes 15-09-2013 16:09
Olá! Estou querendo saber qual ônibus passa próximo a gruta. De preferência algum que saia da rodoviária! Muito obrigado!
Citar
Deby Roccha
0 #6 Deby Roccha 30-08-2013 09:49
Amei a gruta muito linda mesmo
Citar