Logo

Corpo de Bombeiros forma primeira turma da Brigada de Incêndio da Serra Santa Helena

Contribuir para a preservação do meio ambiente e chamar a responsabilidade da segurança coletiva para si são os principais argumentos dos 12 Brigadistas Florestais, que na manhã desta quinta-feira (3), receberam os certificados de conclusão do curso. Eles foram qualificados e capacitados para atuar como a primeira equipe da Brigada de Incêndio na Serra Santa Helena, em Sete Lagoas.

Os formandos da Brigada de Incêndio da Serra Santa Helena/Foto: Maíra AlmeidaOs formandos da Brigada de Incêndio da Serra Santa Helena/Foto: Maíra Almeida

A nova turma de Brigadistas foi contratada pela Prefeitura Municipal e vai trabalhar na preservação e conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da serra, em apoio ao Corpo de Bombeiros.

Todos os participantes passaram por um treinamento de 160 horas/aula que foram divididos em dois módulos: Formação de Brigada e Formação de Socorrista. Os bombeiros Mauro Sérgio, Claudio Bento e Antonio Rodrigues ministraram os treinamentos no curso.

Participaram da formatura o Prefeito Márcio Reinaldo, o Comandante do Corpo de Bombeiros Capitão Christian André Ferreira, o Comandante do 4º Grupo de Artilharia Antiaérea de Sete Lagoas (GAAAe) Tenente-Coronel Marcelo Ouroty Leal dentre secretários municipais e representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Comandante da 3ª Cia do Corpo de Bombeiros, Capitão Christian André Ferreira/Foto: Maíra AlmeidaComandante da 3ª Cia do Corpo de Bombeiros, Capitão Christian André Ferreira/Foto: Maíra Almeida

Em seu pronunciamento o Prefeito falou sobre a antiga vontade de tornar a Brigada de Incêndio uma realidade, enfatizando a importância deste trabalho. “Desde quando assumimos a administração, tínhamos o sonho de efetivar a Brigada de Incêndio e hoje finalmente podemos dizer que chegamos lá. A Serra Santa Helena é a nossa menina dos olhos e desejamos que ela tenha toda a estrutura necessária para ser de fato um cartão postal de Sete Lagoas” disse.

O Capitão Christian ressaltou que o projeto da Brigada de Incêndio vai além do combate às queimadas. “Antes de querer combater um incêndio já iniciado, nós temos a preocupação de evitar que isso aconteça. Faremos um trabalho atuante de conscientização e educação ambiental. Essas pessoas que hoje estão se formando irão multiplicar o que aprenderam e cada vez um número maior de pessoas estará ciente do perigo das queimadas, e dos prejuízos para o meio ambiente.”

Formando Vanderlúcio Raimundo Pereira/Foto: Maíra AlmeidaFormando Vanderlúcio Raimundo Pereira/Foto: Maíra Almeida

Ainda segundo o capitão é cultural a prática de algumas pessoas, que a fim de limparem os terrenos colocam fogo no lixo ou nas folhas secas que caem em suas propriedades. “Conscientes da legislação vigente, com informações precisas das consequências, é certo que podemos combater essa cultura tão negativa”, completou.

O brigadista e formando Vanderlúcio Raimundo Pereira, de 40 anos, disse que trouxe parte da responsabilidade para si, quando decidiu participar da Brigada. “Estou feliz pela oportunidade, e pra mim é uma honra fazer parte do efetivo da primeira equipe da Brigada de Incêndio. É uma posição de reconhecimento e grande importância para a sociedade”, disse o formando.

Por Maíra Almeida



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks