Logo

Profissionais da odontologia municipal são capacitados pela vigilância sanitária

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária (VISA) ministrou um curso sobre Biosegurança/Esterilização e Segurança do Trabalhador para profissionais de estabelecimentos odontológicos do município.

Com o tema “Reprocessamento de artigos odontológicos, validação do processo de esterilização em autoclave e saúde e segurança do trabalhador”, a capacitação foi voltada para cirurgiões dentistas. As ministrantes foram: Ana Maria Valadares Xavier- cirurgiã dentista- especialista em Vigilância Sanitária e Simone César Cecílio Abreu- cirurgiã dentista- especialista em Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador.

Os profissionais foram capacitados pela Vigilância Sanitária/Foto: Ascom SaúdeOs profissionais foram capacitados pela Vigilância Sanitária/Foto: Ascom Saúde

Simone explica que o reprocessamento de artigos odontológicos é o processo de limpeza, desinfecção e ou esterilização dos mesmos a fim de garantir seu uso com segurança. “Para realização deste reprocessamento seguro faz-se necessário a criação de um protocolo com descrição do passo a passo de todas as etapas, de acordo com a Resolução ANVISA RE 2606 de 2006. Este protocolo deve ser mantido no estabelecimento à disposição das autoridades sanitárias e dos trabalhadores”.

Ressaltou também a importância da limpeza dos artigos a serem reprocessados uma vez que “o que não pode ser limpo, não pode sofrer desinfecção e ou esterilização. Nos estabelecimentos de saúde é fundamental a observância da aquisição de produtos e equipamentos com registro no MS/ANVISA”.

A Superintendência de Vigilância Sanitária convida toda a população para o auxilio no monitoramento do controle de infecção cruzada observando os seguintes procedimentos:

* Manuseio de equipamentos, canetas, gavetas ou portas com a mesma luva que realiza os atendimentos;
* Se os profissionais abrem os invólucros contendo os instrumentais esterilizados na sua presença;
* Se estão utilizando os EPI’s completos ( luvas, mascara, gorro, óculos de proteção, jaleco);
* Se o profissional de saúde transita fora do estabelecimento com jaleco;

Outro ponto importante ressaltado é o da importância da saúde e segurança dos trabalhadores. A NR 32 é uma norma regulamentadora criada para estabelecer diretrizes básicas para a implementação das medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores das áreas de saúde.

Com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks