Logo

Fumaça toma conta do Bairro Vapabuçu atormentando moradores

O Bairro Vapabuçu está passando por um problema que já se estende há muito tempo. Uma espécie de fumaça surge principalmente em torno da Lagoa do Matadouro atormentando moradores e visitantes do bairro. Algumas denúncias foram feitas ao poder Executivo pelo vereador Padre Décio (PP) e moradores do local, mas até o momento nenhuma providência concreta foi tomada.

Em 2014, durante uma visita da equipe do vereador Padre Décio à lagoa para analisar a situação do local, o chefe de gabinete, Vinicios de Castro, caiu em uma parte que abrange o seu entorno, sofrendo queimaduras de 2º grau.

De acordo com o vereador que também mora no bairro, o fenômeno (fumaça) ocorre há muitos anos, principalmente nesse período quando começa o tempo seco, proporcionando um ar ainda mais pesado e que dificulta a respiração das pessoas que moram próximas à lagoa.

Ainda segundo Padre Décio no fim de 2013, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente levantou a hipótese de que a “fumaça” seja um tipo de gás semelhante ao metano, originário de “combustão espontânea de matéria orgânica que é farta no local”, ou que possa ser também fruto de incêndio criminoso.

Fumaça toma conta do Bairro Vapabuçu/Foto:enviada por leitor via whatsaapFumaça toma conta do Bairro Vapabuçu/Foto:enviada por leitor via whatsaap
O morador Marcio Botelho enviou fotos da fumaça para a Redação alegando que toda sua família está com alergia e já não sabem mais a quem recorrer. “Passa ano entra ano este problema continua do mesmo jeito. E isso causa problemas respiratórios. Estamos com uma situação muito complicada e a prefeitura fala que não pode fazer nada pelos moradores alegando que ninguém paga o IPTU”.

No mês de agosto do ano passado a prefeitura iniciou uma limpeza da lagoa para diminuir a fumaça e detritos. Faixas foram colocadas para indicar os riscos do local.

Algumas reuniões foram realizadas com os moradores do Bairro Vapabuçu para informá-los sobre uma possível revitalização e urbanização da lagoa com construção de pista de caminhada, parque linear, arborização, área de lazer entre outras providências. No entanto, a prefeitura afirma a necessidade de recursos externos para iniciar a obra.

No dia 3 de setembro, às 9h, o vereador Padre Décio pretende ir à Lagoa do Matadouro junto à TV Câmara, profissionais da prefeitura e moradores para realizar uma matéria completa sobre a situação do local.

Por Cristiane Cândido



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks