Logo

Pesquisador da Embrapa de Sete Lagoas recebe Prêmio Frederico Menezes Veiga

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, Fernando Hercos Valicente, é o vencedor da 36ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga em 2015. O evento teve como tema as "Inovações de Base Natural - Contribuições para Inserção da Agricultura na Nascente Bioeconomia".

O pesquisador tem oferecido grande contribuição científica nos recursos biológicos para o uso em controle de pragas. O controle biológico pode ser realizado por meio do uso de microrganismos que levam à mortalidade de insetos nocivos para as culturas agrícolas.

Pesquisador Fernando Hercos Valicente / Foto: DivulgaçãoPesquisador Fernando Hercos Valicente / Foto: Divulgação

Desde 1984 que Valicente iniciou sua pesquisa com controle biológico, foram coletadas lagartas em Minas Gerais e no Paraná, para identificação de baculovírus (grupo de vírus com potencial para controle de pragas). Em 1992 a 1999, foram coletadas amostras de solo em diversas regiões do Brasil para isolamento de Bacillus thuringiensis (Bt), bactéria que produz toxinas de propriedade inseticida. Como resultado desse esforço, hoje a Unidade possui um banco de Bt com mais de 4.600 isolados da bactéria e um banco de baculovírus para diversos insetos-pragas.

Depois de 31 anos de estudo, a pesquisa evoluiu para ser industrializada, com o objetivo de reduzir a aplicação de agrotóxicos no campo. Os produtos biopesticidas são à base de vírus, fungos e bactérias que controlam insetos. "É um dos métodos mais seguros tanto para o homem quanto para a natureza, já que reduz drasticamente o uso de inseticidas químicos", afirma o pesquisador. 

A pesquisa rompeu fronteiras, outros pesquisadores dos países africanos como Mali, Burkina Faso e Níger, estiveram na Embrapa e foram treinados para produção de biopesticidas.

Além da produção de biopesticidas, Valicente coordena o único projeto de monitoramento de milho transgênico Bt e o uso de hospedeiros alternativos em áreas de refúgio no Brasil. 

Ascom Embrapa



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks