Logo

Planejamento Familiar é tema do Fórum Perinatal

Mensalmente a Secretaria de Saúde promove por meio do Fórum Perinatal um espaço democrático, livre e aberto para discussão para melhoria da assistência à gestante e à criança. No último encontro a Assistente Social do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Ana Maria Martins Batista e a psicóloga Karine Victoria, ministraram uma palestra sobre Planejamento Familiar.

Participantes do Fórum Perinatal / Foto: DivulgaçãoParticipantes do Fórum Perinatal / Foto: Divulgação

O Planejamento Familiar é regulamentado pela Constituição Federal Lei 9.263, inciso 7º do artigo 226. A descrição sobre a esterilização voluntária, que agora tem como exigência de ter 25 anos ou pelo menos dois filhos no caso dos homens, após a decisão ser comunicada, ainda há um prazo para que tenha um aconselhamento em que não resta dúvidas do procedimento cirúrgico sobre o método irreversível. A lei define ainda que a cirurgia pode ser feita após 60 dias da decisão do casal.

No fórum foram abordados ainda outros assuntos que trazem dúvidas a população sobre o tema. A doutora Teresa relatou ter uma paciente que já deu a luz a doze filhos (apesar de apenas sete estarem vivos) e ainda assim não deseja fazer laqueadura. Inclusive, segundo a doutora, a paciente não foi receptiva a respeito do assunto e disse também que não utiliza ou utilizará nenhum outro método contraceptivo, pois seu marido não gostaria que ela o fizesse.

A situação apresentada foi colocada em discussão sobre o que poderia ser feito referente ao planejamento familiar. Entretanto é uma escolha de cada um, uma das coisas que foi explicada na palestra é que o médico em momento algum pode forçar o paciente a fazer algum procedimento definitivo.

O próximo Fórum Perinatal está agendado para o dia 26 de maio, na Casa da Cultura, às 9h. A entrada é gratuita aberta ao público.


Com ascom Sec de Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks