Logo

Na última semana Sete Lagoas teve um aumento significativo no índice de casos de dengue

Em uma conversa com o vice-prefeito Dr. Ronaldo João, foi abordado o tema da dengue e chikungunya. O médico disse que os casos na cidade começaram a subir, só na semana passada nas regiões do Barreiro, Montreal e Catarina, foram confirmados 31 casos de dengue.

Dr. Ronaldo João / Foto: Alan JunioDr. Ronaldo João / Foto: Alan Junio

Dr. Ronaldo João classifica essa doença como “Doença cidadã”, pois depende de toda a população para eliminar os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, causadores da dengue e febre chikungunya.

Ele relatou que no ano de 2013, a cidade passou por uma epidemia onde oito pessoas morreram. Após o ocorrido foram criadas parcerias entre as secretarias municipais, Vina (empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana), empresários e agentes treinados para o combate das endemias. Com essas ações foi possível diminuir consideravelmente os índices do foco do mosquito.

Mutirão de limpeza no Dona Silvia / Foto: Divulgação PMSLMutirão de limpeza no Dona Silvia / Foto: Divulgação PMSL

Neste ano dois mutirões de limpeza foram feitos nos bairros, Monte Carlo e Dona Silvia, mas de acordo com o vice-prefeito, não adianta os órgãos competentes se moverem para a retirada de entulhos se no outro dia o cidadão invade novamente o espaço com lixos. A prefeitura não tem como colocar nesses pontos um vigia 24h, e com acumulo de lixo e a chegada das chuvas todas as pessoas estão sujeitas a doença.

Dr. Ronaldo ainda disse que a equipe está trabalhando com poucos veículos. Somente um caminhão e uma maquina retroescavadeira realizam os trabalhos, já que outros cinco caminhões estão parados por falta de recursos. Mesmo assim, o termonebulizador (aparelho utilizado para aplicação de inseticida), já está ajudando no combate ao mosquito em vários pontos da cidade.

A população também ajudou na limpeza / Foto: Divulgação PMSLA população também ajudou na limpeza / Foto: Divulgação PMSL

A eliminação do mosquito necessita da ajuda de todos. Como forma de reconhecimento dos agentes que trabalham no combate às endemias, foi enviado um Projeto de Lei nº 165/2014 para Câmara Municipal com pedidos de melhorias no setor e aumento salarial da categoria, sendo para R$1.014 com jornada semanal de trabalho de 40h.

Ao encerrar a entrevista Dr. Ronaldo João solicitou à população que permita a entrada dos agentes na residência e caso a pessoa tenha dúvidas do profissional solicite a documentação do servidor. Após um boato feito em uma radio da cidade, no dia 10 de abril, a equipe de endemia teve 180 negativas, sendo que o normal é de apenas três.


por Tatiane Guimarães



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks