Logo

Planejamento Familiar reduz a taxa de natalidade do bairro Jardim dos Pequis

O trabalho com as gestantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim dos Pequis mostra que tem dado resultado. Em dezembro de 2012 quando a unidade iniciou o serviço eram 30 gestantes cadastradas, atualmente são apenas 13. São atendidas pela unidade 2.504 pessoas, e esse número pode aumentar após a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), a qual o projeto já foi aprovado pelo governo de Minas.

Grupo de Planejamento Familiar da ESF do bairro Jardim dos Pequis tem conseguido bons resultados com a redução da taxa de natalidade / Foto: DivulgaçãoGrupo de Planejamento Familiar da ESF do bairro Jardim dos Pequis tem conseguido bons resultados com a redução da taxa de natalidade / Foto: Divulgação

A enfermeira Eline Mascarenhas Cotta coordena o grupo operativo de planejamento familiar, inicialmente o grupo acontecia uma vez ao mês, mas atualmente acontece bimestralmente e o de gestante, mensalmente. “Um dos objetivos do grupo é ajudar casais a tomarem os cuidados necessários de uma gravidez indesejada e planejar o crescimento da família. Durante os encontros, os participantes são orientados sobre a importância de planejar o crescimento da família para oferecer uma vida melhor para os filhos e evitar riscos à saúde da mulher e da criança”, explicou Eliane.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Nesses encontros os pacientes também são orientados sobre a importância do preservativo tanto para evitar uma gravidez indesejada como para se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis. São vários profissionais que compõe a ESF como, agentes comunitários de saúde (ACS), técnico de enfermagem, enfermeira, médica, assistente social, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e educadora física. O trabalho de planejamento familiar é pautado na Organização das Nações Unidas no sentido do acesso universal.


Com ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks