Logo

UBS comemorou a semana do hipertenso promovendo bem-estar para os pacientes

Foi comemorada a semana do hipertenso nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, nos bairros Cidade Deus I, Cidade de Deus II, Dona Sílvia e Bouganville na última semana, para portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica. Paciente que é diagnosticado com doenças crônicas não transmissíveis puderam tirar dúvidas sobre os sintomas e sobre os males com os profissionais de saúde.   

Semana da Hipertensão Arterial Sistêmica / Foto: Divulgação Semana da Hipertensão Arterial Sistêmica / Foto: Divulgação  

A enfermeira da ESF Cidade de Deus II, Milene Rodrigues, conta que nos dias 17, 18 e 19 de março aconteceu a semana do hipertenso na unidade. “Várias ações foram programadas para que discussões acerca da saúde da população fossem levantadas e dúvidas fossem sanadas. Para isso, foi necessário agruparmos o maior número de profissionais diferentes para que todas as lacunas de conhecimento pudessem ser abordadas. Sendo assim participaram do evento: enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, nutricionista, fisioterapeuta, um professor de zumba e um contador de história”, explana. 

No primeiro dia, o tema a ser abordado fazia menção aos hábitos de vida saudáveis, focando na saúde emocional sendo administrados pelos acadêmicos de enfermagem da Faculdade Ciências da Vida. Teve teatro e um contador de história para que todos pacientes contivessem a informação de uma forma mais leve. 

Logo no segundo dia, foi convidado um professor de zumba para dar uma aula demonstrativa para os pacientes, para que entendessem que a atividade física pode ser feita na intensidade que cada um suporta, mas que movimentar o corpo é fundamental para melhorar os níveis pressóricos. A equipe da odontologia também realizou uma abordagem sobre o cuidado com a saúde bucal, após o enfoque, foi agendado atendimento odontológico para todos os hipertensos presentes.  

Foto: Divulgação Foto: Divulgação  


O NASF junto com a fisioterapeuta Aila e a nutricionista Priscila também deram seu comprimento para encerrar o terceiro dia da semana do hipertenso. No primeiro instante a fisioterapeuta abordou a importância da atividade física, no segundo momento a nutricionista abordou a alimentação saudável. 
Depois da maratona de conscientização e promoção á saúde, pacientes fizeram um lanche e já pensam na próxima semana querendo mais atividades como a que foi feita na atuação da atenção primária. 

Com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks