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Não é preciso se identificar para reclamações e críticas na ouvidoria da saúde

Canal direto entre poder público e população, a ouvidoria da saúde está aberta para reclamações, sugestões e elogios. As pessoas podem também opinar sobre os serviços oferecidos em todas as unidades de saúde da cidade.

Criado em 2010, o setor funciona como um meio de comunicação entre a prefeitura e a população permitindo identificar necessidades, distorções e viabilizar melhores formas de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, SUS. A ouvidoria funciona na sede da Secretaria de Saúde, Rua Marechal Deodoro, 212, Centro.

Coordenador diz que não é necessário se identificar denunciar / Foto: Divulgação Coordenador diz que não é necessário se identificar denunciar / Foto: Divulgação

O coordenador do setor, Leandro de Souza Cruz, explica que o contato do usuário com a ouvidoria pode acontecer por três vias: pelo telefone, 0800 276 2010, email, ouvidoria.saude@setelagoas.mg.gov.br, ou pessoalmente. “O usuário pode ou não se identificar na hora de procurar o setor. Temos o cuidado de ouvir os dois lados e tomar as providências cabíveis para cada caso”, afirma.

A secretaria de Saúde reconhece que as demandas da população para a melhoria dos serviços são grandes, mas alerta para que aconteçam é necessária a efetiva participação da população. A ouvidoria é uma ferramenta que auxilia e ajuda a mapear eventuais falhas que existam no sistema e pontuar as devidas correções.

“Sua função (da ouvidoria) não é procurar culpados pelos problemas, mas sim encaminhar para os departamentos competentes e acompanhar para uma solução. Com uma nova maneira de avaliar e conversar sobre as queixas, o ouvidor não toma partido de ninguém, tem autonomia e procura trabalhar de forma transparente e correta em prol do exercício da cidadania”, finaliza o coordenador.


Com ascom Saúde



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