Logo

Motivo da não gravidez pode estar relacionado ao erro no cálculo do período fértil

Com sucesso profissional garantido, Márcia, 34 anos, mora de Belo Horizonte e terminou a faculdade de Publicidade aos 22. Entrou no primeiro emprego como assistente de marketing em uma empresa de porte médio e casou-se em seguida. Hoje, ela é a diretora do departamento e comanda uma equipe de 12 pessoas. Tudo poderia ser tão perfeito se não fosse por um grande peso que ela carrega faz dois anos: o de não conseguir engravidar.

Desde que ela e o marido, Rogério, decidiram em 2012 que seria o momento oportuno para serem pais, as coisas mudaram. Pela primeira vez, a relação está enfrentando um grande obstáculo, o casal tenta a gravidez há 24 meses. Esta situação não é nada incomum no Brasil. Segundo estimativas, um em cada dez casais brasileiros tem dificuldade para engravidar, isto é, tentam mais de 12 meses à toa com métodos convencionais.

É preciso saber calcular o período fértil para engravidar / Foto ilustrativa: DivulgaçãoÉ preciso saber calcular o período fértil para engravidar / Foto ilustrativa: Divulgação

“No primeiro momento foi muito frustrante porque sempre consegui tudo na hora que eu queria. Eu fiquei me culpando, colocando pressão em mim”, relata Márcia. “Isso certamente não facilitou a minha situação. Só recentemente comecei a investigar a minha fertilidade e percebi que não estava sozinha”, comenta.

Ela encontrou ajuda no blog Trocando Fraldas, AQUI, onde a Patrícia Amorim responde as perguntas de tentantes desesperadas. “Casos como o da Márcia aparecem várias vezes todos os dias. Nós, mulheres, sempre pensamos que é fácil engravidar, basta parar de se prevenir. Isto não é verdade, como sei muito da minha própria experiência”, ressalta a blogueira paulista. As tentativas dela somaram mais de sete anos durante suas três gestações.

Patrícia complementa que “muitas meninas só começam a entender o ciclo menstrual feminino no Trocando Fraldas e aprendem como é importante conhecer seu próprio corpo, saber como detectar seu período fértil para conseguir realizar o sonho de ser mãe”. O período fértil é o tempo durante o ciclo em que o óvulo é liberado pelos ovários e chega às trompas para poder ser fecundado por um espermatozóide. Este período se estende entre cinco e sete dias.

Mesmo que muitas mulheres desejem, nem todo corpo feminino funciona da mesma forma. Enquanto algumas mulheres têm sua menstruação sempre a cada 28 dias e, às vezes, até no mesmo horário, outras enfrentam a grande incerteza quanto à duração do ciclo. Em casos extremos, ele pode variar entre 25 e 70 dias na mesma mulher. Nestes caso deve se suspeitar obviamente de alguma irregularidade e procurar ajuda profissional.

“Sem saber exatamente quando acontece sua menstruação fica impossível identificar o período fértil”, explica Patricia. Tipicamente, a fase mais fértil em cada ciclo ocorre duas semanas antes da menstruação. Quando existe uma grande incerteza não é possível ter relações sexuais no momento certo e conseguir uma gravidez. Foi isso que a Márcia percebeu.

“Cheguei à conclusão que nunca sei do meu período fértil, da minha menstruação, depois de ver as experiências relatadas por outras meninas”, resume ela. Isso foi a quatro meses atrás. Hoje, ela sabe que teve um ciclo de 38 dias, outro de 45 e um de 29. Esta pesquisa vai ajudar a investigar as verdadeiras causas das dificuldades para engravidar, que podem estar na alimentação, no psicológico ou em doenças de infertilidade.

Assim a Márcia vai juntando dados e informações, experimenta complementar sua alimentação com chá de inhame e suplementos, na tentativa de realizar seu grande sonho. “Eu estava desesperada há quatro meses, agora estou bem mais tranquila porque sei que não estou sozinha com meu problema e que a probabilidade de encontrar uma solução é grande”, conclui a mineira. Se tudo der certo, a família já pode receber o mais novo membro em breve e a Márcia continuar sua vida de forma mais feliz.



Da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks