Logo

Novo modelo de blindado para o Exército será fabricado em Sete Lagoas

O projeto de uma nova viatura blindada de reconhecimento (VBR) para o Exército vai ser desenvolvido a partir de 2015 em Sete Lagoas, onde hoje já são fabricados as viaturas blindadas de transporte de pessoal média de rodas (VBPT-MR) Guarani.

As primeiras viaturas do novo veículo devem ser entregues em cinco anos. O centésimo Guarani produzido em Minas será entregue ao Exército nesta sexta-feira, 26.

Apesar de aproveitar a mesma plataforma, o novo blindado será mais veloz, terá a blindagem reforçada e artilharia mais pesada, possibilitando assim que seja usado em missões de reconhecimento.

Guarani produzido na cidade / Foto: DivulgaçãoGuarani produzido na cidade / Foto: Divulgação

Ele será o substituto do Cascavel, fabricado pela Engesa a partir da década de 1970 e usado na Guerra do Golfo.

A viatura irá aproveitar boa parte das peças e sistemas usados no primeiro modelo. Entre as adaptações para atender à nova função, está a inclusão de um canhão de 105 milímetros, enquanto no VBTP-MR o poder de fogo da artilharia era de 30 milímetros ou usadas metralhadoras ponto 50 e 762.

O VBR terá capacidade para três ou quatro militares, sendo o motorista o único ocupante da parte interna e o restante na torre – o comandante, o atirador e, caso seja manual, um auxiliar. Junto da tripulação haverá um cesto que comporte toda a munição. O VBTP-MR tem lugar para 11 pessoas.

A previsão é que em três anos 70% dos componentes do veículo seja produzido no Brasil, a meta anterior de 60% já foi atingida. Alguns componentes produzidos na planta italiana devem ser transferidos para a unidade de Sete Lagoas, como a montagem da suspensão. Atualmente, bancos, motor, suporte interno, chassi, sistema de freio, entre outros, são itens nacionais.


Com informações Estado de Minas.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks