Logo

Abastecimento através da captação do Rio das Velhas está previsto para fevereiro de 2015

Os vereadores membros da Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização de Obras da Administração Pública da Câmara Municipal - Joaquim Gonzaga (PSL) e Ismael Soares (PSOL) - voltaram ao município de Funilândia, a 28 km de Sete Lagoas, na manhã desta quinta-feira, 18, para fiscalizar o andamento das obras de captação e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio das Velhas.

As obras, já com 75% de comclusão, tiveram início em agosto de 2013 e tem previsão de conclusão para 2015. A primeira visita da Comissão foi realizada em janeiro deste ano.

Segundo Benedito Soares, encarregado geral da obra, tudo está andando de acordo com o planejado. "Para a captação, vamos instalar uma balsa que irá bombear a água a 180 metros de altura até a estação de tratamento", comenta. O processo é dividido em três etapas: captação, tratamento e destinação da água.

Obras de captação do Rio das Velhas / Foto: DivulgaçãoObras de captação do Rio das Velhas / Foto: Divulgação

"Senti um progresso enorme em relação à primeira visita que fizemos. Acredito que a obra será concluída em janeiro e teremos essa Estação de Tratamento de Água funcionando, afinal, Sete Lagoas clama por água", afirma Joaquim Gonzaga.

Para o presidente da Comissão, Ismael Soares, a evolução foi notória. "Com a falta de água, essa ETA é a solução para nossa cidade. Os responsáveis pela obra confirmaram que tudo será concluído até janeiro", comentou.

O gerente de engenharia do SAAE, Lucas Costa Teixeira Abreu, acompanhou os vereadores na visita. "Vamos aumentar em cerca de 50% a capacidade de abastecimento de água em Sete Lagoas, incluindo outras obras como o aumento da reservação e a melhoria no sistema de distribuição", afirma.

ETA Rio das Velhas / Foto: DivulgaçãoETA Rio das Velhas / Foto: Divulgação

As partes civil, mecânica e elétrica da obra têm previsão de conclusão para dezembro desse ano. Em janeiro, serão feitos testes através de operações assistidas pelo SAAE e, já em fevereiro, Sete Lagoas passará a ser abastecida pelo novo sistema.

Serão 26 km de adutoras distribuindo a água em 12 reservatórios interligados, permitindo maior controle e menor perda de recursos hídricos.

O investimento total previsto pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para a obra é de R$ 72 milhões. O SAAE pretende pleitear agora um empréstimo como contrapartida junto ao Banco do Brasil da ordem de quase R$ 14 milhões para a conclusão das obras.

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 98/2014, do Executivo, que autoriza o empréstimo, deve ser aprovado em Redação Final na próxima Reunião Ordinária da Câmara Municipal.

Com informações ASCOM Câmara.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks