Logo

Projeto de horta escolar desenvolve em alunos práticas nutritivas e consciência ambiental

Coordenado pela secretaria municipal de Educação, em parceria com a Emater e conselho municipal de alimentação escolar, o projeto de horta na escola está levando valores de consciência ambiental a alunos de algumas instituições da cidade. O “Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, PEHEG,” é desenvolvido pelo município desde 2012.

Crianças se envolvem com tarefas na horta / Foto: DivulgaçãoCrianças se envolvem com tarefas na horta / Foto: Divulgação

O contato com a terra, as plantas e a natureza desenvolvem valores ambientais nos alunos das escolas municipais Dr. Enízio Antônio Viana, CAIC/Prof. Galvão, Jovelino Lanza, Pedro Chaves e Renato Teixeira Guimarães. O objetivo principal com o projeto é promover a educação utilizando as hortas escolares como ferramentas e eixos geradores da prática pedagógica.

De acordo com a coordenadora, Eloise Guimarães Ferrão, é levado em consideração também a importância da alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. Para Eloise, o projeto da horta escolar é um excelente instrumento pedagógico nas escolas. Estimula práticas educativas mais dinâmicas, integradoras, capazes de promover aprendizagens mais concretas e relacionadas à realidade da comunidade escolar.

Vários trabalhos são desenvolvidos a partir das hortas / Foto: DivulgaçãoVários trabalhos são desenvolvidos a partir das hortas / Foto: Divulgação

“Por meio da horta escolar aperfeiçoamos o processo educacional dos alunos mediante uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos. Isso possibilita um trabalho transdisciplinar que auxilia os educadores na tarefa de formar uma consciência crítica ambiental e alimentar”, explicou.

Durante as atividades são trabalhados conteúdos como a geografia, história, ciências, matemática e a cultura da região. Segundo a vice-diretora da E.M Jovelino Lanza, Claúdia Maria Cassin Cordeiro “é importante conscientizar e ensinar as crianças a cuidar das hortas. Os alimentos plantados são usados para a merenda escolar, tornando a alimentação mais saudável e nutritiva”, informou.

A aluna do 5º ano da E.M Jovelino Lanza, Ana Carolyna Rodrigues Silva, conta que “com a horta escolar aprendi a ter uma alimentação saudável e a não desperdiçar os alimentos”.



Com ascom prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks