Logo

Seminário discute saneamento básico e qualidade de vida em Sete Lagoas

Na noite de terça-feira, 26, no auditório do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM, foi realizado o Seminário Saneamento Básico - Saúde e Meio Ambiente. O objetivo do evento foi possibilitar a reflexão sobre a importância do saneamento básico para a saúde e o meio ambiente na gestão dos municípios que integram a bacia hidrográfica do Ribeirão Jequitibá. O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marcos Joaquim Matoso, representou o prefeito Marcio Reinaldo e destacou os avanços de Sete Lagoas no que diz respeito à captação de água, tratamento do esgoto e conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Evento foi realizado no Centro Universitário de Sete Lagoas / Foto: DivulgaçãoEvento foi realizado no Centro Universitário de Sete Lagoas / Foto: Divulgação


Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas e Coordenador Geral do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano, as principais dificuldades dos municípios para resolver as questões que envolvem o saneamento básico esbarram na falta de recursos e vontade política. “Muitas vezes o saneamento é visto como uma questão menor, além da falta de investimentos no setor. Sete Lagoas dá importante passo com a construção da sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A cidade não pode se beneficiar das águas do Rio das Velhas e continuar poluindo. Sete Lagoas é fundamental neste processo de recuperação e temos acompanhado este avanço”, afirma.

Marcos Joaquim Matoso destacou a responsabilidade dos municípios. Segundo ele, Lei Federal determina que em até 20 anos todos os cidadãos tenham 100% dos serviços de saneamento garantidos. “Sete Lagoas investiu muito nos últimos dois anos. Com a sobrecarga do lençol freático – hoje a captação é 100% de poços tubulares profundos – está em fase de conclusão a captação e construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio das Velhas, prevista para dezembro deste ano. Neste mesmo sentido será licitada ainda em setembro a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que deve ser concluída em até 18 meses. São medidas que tiram de Sete Lagoas a condição de um dos principais poluidores da bacia”, afirma.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Sete Lagoas está previsto para ser entregue em outubro deste ano. O Plano tem como objetivo garantir a qualidade de vida através da melhoria dos serviços relacionados ao saneamento básico, com foco em quatro eixos: abastecimento de água, tratamento do esgoto, coleta de resíduos e limpeza pública, bem como o sistema de drenagem no município. Através do diagnóstico e participação popular, caminhos serão apontados, bem como a necessidade de investimentos.

Ascom SAAE



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks