Logo

Senar e Embrapa oferecem curso para alunos da UFV

Estudantes recém-formados e do último período dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental da UFV (Universidade Federal de Viçosa) iniciaram na segunda-feira, 18, na Embrapa Milho e Sorgo, um curso sobre operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. 

A capacitação, resultado de parceria entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), acontecerá até dezembro, para duas turmas, sendo dividida em três módulos: manutenção e operação de tratores agrícolas de pneus; regulagem e manutenção de implementos e regulagem e manutenção de semeadoras.

Chefe de Transferência de Tecnologia Jason Duarte / Foto: Guilherme VianaChefe de Transferência de Tecnologia Jason Duarte / Foto: Guilherme Viana

O assistente João Batista Guimarães Sobrinho, da Embrapa, é o responsável pela condução das atividades. Durante a abertura do curso, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Jason de Oliveira Duarte disse que um dos compromissos da Empresa é atuar nos processos de capacitação de mão de obra especializada. "Como empresa pública federal, é nosso dever dar retorno para a sociedade", disse.

O analista Wander Magalhães Moreira Junior, do Senar, reforçou a importância dos resultados e das parcerias envolvidas na oferta dos cursos. "Alunos que tiverem aproveitamento de, no mínimo, 80%, têm a oportunidade de ingressarem como instrutores no Senar. O que vamos oferecer é resultado de uma parceria de sucesso, que reúne nossa experiência em aprendizagem rural à expertise da Embrapa. Quem sai ganhando é o produtor rural", afirmou.

Para os inscritos na capacitação, a expectativa é estar mais preparado para as exigências do mercado de trabalho. Para ingressarem, os alunos participaram de um processo seletivo feito pela UFV e pelo Senar. Os que tiveram seus currículos selecionados recebem bolsas e terão a oportunidade de se tornarem instrutores.

"A parte prática oferecida pelo curso vai complementar o que aprendemos na universidade", espera Vitor Souza Martins, formado em Engenharia Agrícola. "Ter contato com a prática e saber como fazer são etapas essenciais no nosso aprendizado", conclui Mariana da Rosa, graduada no mesmo curso.

NCO Embrapa



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks