Logo

No dia da Voz especialista dá dicas para manter a sua sempre em dia

Anualmente, no dia 16 de abril é comemorado o "Dia Mundial da Voz". Esta celebração foi iniciada no Brasil em 1999 e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional. Para a fonoaudióloga da Saúde Auditiva, Andréa Ferreira Lima Rezende Dutra, este dia tem grande representatividade. “Essa data representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais”, destaca.

A fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Aline Gonçalves Martins, ressalta que a voz de cada ser humano tem característica única. “Através dela conseguimos não apenas comunicar, mas transmitir emoções, demonstrar até mesmo alguns sinais da nossa personalidade”.

Andréa alerta que a data é importante para disseminação de conhecimentos / Foto: DivulgaçãoAndréa alerta que a data é importante para disseminação de conhecimentos / Foto: Divulgação

Aline lembra que a voz pode ser também um importante instrumento de trabalho. “Para algumas pessoas, a voz é fundamental na sua ocupação, como é o caso de cantores, repórteres, locutores, radialistas, professores, atores, telefonistas, vendedores; e por isto torna-se importante preservar a saúde da voz prevenindo o aparecimento de alterações e doenças”.

Andrea ressalta que receitas caseiras para melhorar problemas vocais muitas vezes pertencem à crença popular. “Em geral essas receitas têm componentes que não fazem bem à garganta, como por exemplo, gargarejo com líquidos ácidos - limão e vinagre. Esses componentes irritam as cordas vocais. Mesmo o gargarejo indicado em tratamento médico deve ser bem dosado e usado apenas no período recomendado por esse especialista”, destaca a fonoaudióloga.

A fonoaudióloga destaca algumas dicas fáceis de seguir e que podem evitar problemas na voz. ”Beber bastante água durante o dia para hidratar o trato vocal, evitar fumar ou ficar perto de fumaça de cigarro, evitar raspar a garganta, evitar a ingestão direta de alimentos gelados (deixar esquentar na boca para depois engolir), evite lugares com ar condicionado, pois resseca as pregas vocais, evitar abusos na voz como gritar, pois pode machucar as pregas vocais, tenha uma alimentação saudável, coma maçã (por que tem capacidade adstringente)”, lembra.

A fonoaudióloga Aline adverte: “Não menospreze qualquer ruído ou rouquidão que persista por mais de 15 dias, procure um especialista um otorrinolaringologista que o encaminhará para o fonoaudiólogo. Voz e saúde, voz e trabalho, e emoção e música e poder Voz e vida”.


Por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks