Menu

Prefeito garante instituto federal de ensino para Sete Lagoas

O prefeito Marcio Reinaldo assinou, na manhã dessa sexta-feira, 1, convênio para implantação do Instituto Federal de Sete Lagoas. Em menos de dois anos, a cidade terá em funcionamento um campus do Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, que oferecerá cursos nas áreas técnica, superior, em pós-graduação, ensino à distância e qualificação. “Toda empresa que nos procura, tem essa preocupação com a profissionalização da nossa gente”, afirmou o chefe do Executivo.

Depois de assinar convênio Márcio Reinaldo visitou área onde será implantado IFET / Foto: Lô HermesDepois de assinar convênio Márcio Reinaldo visitou área onde será implantado IFET / Foto: Lô Hermes

O evento contou com a presença de inúmeras autoridades. Entre elas, o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, e o deputado federal Reginaldo Lopes, PT, um dos responsáveis pela intermediação para que a unidade de ensino fosse implantada em Sete Lagoas. “O tempo dos nossos sonhos não é o tempo da administração pública”, afirmou o deputado, lamentando a demora, mas comemorando o anúncio.

Logo após a solenidade, Marcio Reinaldo e as demais autoridades visitaram o terreno onde a unidade deverá ser instalada. “A última das mais importantes cidades de Minas Gerais está recebendo um IFET. A justiça tarda, mas não falha”, brincou Bueno. A área, de 100 mil metros quadrados, localizada na saída da cidade pela MG-424, em frente ao campus da Universidade Federal de São João Del-Rei, será desapropriada e também deverá abrigar um campus da Faculdade Ciências Médicas e um Centro de Convenções.

Uma audiência pública será realizada para levantamento das demandas do município com relação ao ensino e à pesquisa oferecidas pelo IFMG. Só a partir daí serão definidas as áreas de ensino a serem implantadas. Toda a obra de construção do instituto será custeada pelo Governo Federal e demandará investimentos iniciais de R$ 10 milhões.

PRONATEC

Na mesma solenidade, o reitor do IFMG disponibilizou para a cidade de duas a três mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC. Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em parceria com o município, dezenas de cursos serão oferecidos gratuitamente aos sete-lagoanos. “Os jovens precisam ser capacitados para que eles aproveitem os benefícios das indústrias que estão vindo”, defendeu o prefeito Marcio Reinaldo.

Com informações de Ascom Prefeitura


Publicidade

Comentários   

Bruno
0 #17 Bruno 30-09-2013 09:29
Pessoal do Setelagoas.com. br, sabem informar como está os trâmites desse assunto(IFMG em Sete Lagoas) ?

Ficarei grato se tiverem informações.
Citar
ROSEMEIRE GONCALVES DE OLIVEIRA
0 #16 ROSEMEIRE GONCALVES DE OLIVEIRA 05-02-2013 17:44
ESTOU NO AGUARDO DESSAS PROMESSAS,TOMAR A QUE NAO FIQUE SO NO PAPEL,E QUE NEM O VENTO LEVE ESSAS PALAVRAS..
Citar
josé
-1 #15 josé 05-02-2013 10:47
cursos novos ou melhores que os atuais, você quer dizer, não é José Agnaldo. Cursos que não dão retorno devem ser substituídos e a melhor forma seria iniciar cursos que formem profissionais realmente qualificados quando os existentes não o fazem.
Com certeza, cursos de engenharia (elétrica, industrial, mecatrônica, mecânica, agrícola) que capacitam profissionais para o maior desenvolvimento da cidade e que avaliem e mitiguem (ambiental, sanitária) as consequências deste desenvolvimento são necessários. E, pelos comentários, contratações com lisura são fundamentais. Que o Ifet de Sete Lagoas tenha os melhores profissionais e mais capacitados possível em cada área. E vamos que vamos!!! Tenho de parabenizar o M.Reinaldo.
Citar
Thiago Augusto
+4 #14 Thiago Augusto 04-02-2013 14:06
É a hora de olhar para a região onde está sendo concentreada um polo de conhecimento na cidade e melhorar a estrutura da cidade nas proximidades das universidades federais.
Citar
Márcia Silva
0 #13 Márcia Silva 04-02-2013 09:22
Eu gostaria de saber quais os cursos serão oferecidos????? ???????
Citar
joao carlos o silva
-2 #12 joao carlos o silva 04-02-2013 08:35
Citando Ananias Antonio Neto:
Parabéns Marcio por investir na educaçao

deveria investir em educaçao e informaçao a populaçao de sete lagoas.o nepotismo na escola técnica esta "uma vergonha ".
Citar
Ananias Antonio Neto
+2 #11 Ananias Antonio Neto 03-02-2013 20:44
Parabéns Marcio por investir na educaçao
Citar
EMERSON DIAS
+4 #10 EMERSON DIAS 02-02-2013 18:39
Enfim alguem no comando da cidade que realmente olha pro nosso futuro. A educação é base de toda prosperidade.
Citar
Rodrigo Junior
+7 #9 Rodrigo Junior 02-02-2013 15:46
Esse é o caminho para a melhoria do nível salarial em Sete Lagoas ! Educação e qualificação profissional de qualidade !
Citar
warley antonio da silva
-3 #8 warley antonio da silva 02-02-2013 13:50
Quero saber quando vão preocupar de verdade com com a população esta empreza que esta no lugar da via solo não esta pegando o lixo nossas ruas estão uma vergonha.
Citar
Edgar Mello
-3 #7 Edgar Mello 02-02-2013 13:02
Projeto ambicioso e, meu ver, loooongo. Reeleição à vista! Não estou condenando, se realmente acontecer 50 % do que está sendo divulgado/plane jado/prometido pelo nosso prefeito seria uma boa mantê-lo por mais quatro anos até que tudo seja colocado nos eixos... Um abraço !
Citar
Leandro Rocha
+3 #6 Leandro Rocha 02-02-2013 12:04
Parabéns Márcio, a nossa cidade necessita de capacitação profissional para garantir a demanda solicitada pelas empresas aqui situadas. Só não espero que isso fique somente no papel.
Citar
joao carlos o silva
+3 #5 joao carlos o silva 02-02-2013 11:22
vergonhoso é o que se tornou a escola tecnica ,alô ministério público se liga,um unico funcionário velho de casa colocou na escola a mãe a irmã deu cargo de coordenadora a ex esposa ,colocou a atual sogra e o seu atual namorado.se liga sete lagoas a 'casa da mae joana" esta a todo vapor.
Citar
Júlio Alves Santos
+1 #4 Júlio Alves Santos 02-02-2013 11:08
É assim que se faz... parabéns Márcio
Citar
Claudionor Neto
0 #3 Claudionor Neto 02-02-2013 10:43
Parece que o novo prefeito não veio para brincar. Apesar das dificuldades, muita coisa já está bombando. Tomara que supere nossas expectativas.
Citar