Logo

Esquecidos pela prefeitura GMs estão receosos quanto a atuação no trânsito em 2013

Apesar de prevista na lei de criação da corporação, a fiscalização do trânsito pela Guarda Municipal de Sete Lagoas, pode estar ameaçada em 2013. Segundo pessoas muito próximas, os Guardas, que se queixam esquecidos pela atual administração, temem ser destituídos das atividades no trânsito, o que seria um retrocesso, segundo eles.

Membros da corporação estão temerosos quanto ao próximo ano / Foto: Setelagoas.com.brMembros da corporação estão temerosos quanto ao próximo ano / Foto: Setelagoas.com.br

A corporação conta hoje com um efetivo de 78 servidores, 60% deles, contratados. Com o concurso para preencher novas vagas em andamento a expectativa é que o quadro esteja completo, com 100 GMs, a partir de 2013. Apesar de conquistas alcançadas como a Retribuição Variável de Desempenho Fiscal, REVADEF, que garante gratificação por produtividade, que faz o salário dos guardas chegar até R$ 2 mil aproximadamente, os profissionais se queixam de falta de equipamentos.

Sete Lagoas conta hoje com 24 guardas na fiscalização exclusiva do trânsito. O restante, 54, está dividido em escolas, hospitais, olho vivo e serviços administrativos. “Pode ser que sejamos retirados do trânsito ano que vem, isso seria um retrocesso. Quem vai fiscalizar”? Questiona um guarda que não quer ser identificado. 

“Apesar de algumas melhorias que conseguimos como gratificações faltam equipamentos e boa vontade política. Com uma ajuda podíamos conseguir do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Pronasci, mais viaturas, por exemplo.” Diz a fonte que garante ser possível fiscalizar o trânsito da cidade com 30 homens, mais uma viatura e uma moto. “Precisamos de apoio logístico”, queixa.

Para que a Polícia Militar fiscalizasse o trânsito seria necessário um acordo de cooperação com o município. Mas em algumas oportunidades o comando do Batalhão da cidade já se queixou de falta de efetivo para o policiamento e o trânsito. Enquanto 2013 não chega os profissionais da GM cumprem suas escalas de trabalho e torcem para que o próximo ano seja de conquistas, apoio e realizações.

Por Marcelo Paiva 



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks