Logo

Pesquisador da Embrapa treina técnicos em trabalho sobre agrotóxicos

Acontece até o próximo dia 13 um treinamento para técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária, IMA, para que apliquem um questionário sobre o uso de agrotóxicos em propriedades rurais do estado. A atividade está a cargo do pesquisador Décio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo, e faz parte de projeto que pretende conhecer melhor e racionalizar a utilização desse tipo de produto. 

Após ser treinado, cada técnico do IMA aplicará o questionário em dez propriedades rurais de sua região. "Este questionário tem a finalidade de conhecer o que o produtor está usando de agrotóxicos, bem como conhecer um pouco sobre as características do sistema de produção adotado pelos produtores. Com estes resultados, será aplicada a metodologia desenvolvida na Embrapa Milho e Sorgo sobre a classificação da propriedade rural quanto ao potencial do uso de agrotóxicos", explica Décio. 

Foto: Décio KaramFoto: Décio Karam

A Embrapa Milho e Sorgo desenvolveu e está validando, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Seapa, o IMA, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Epamig e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Emater- MG, metodologia que visa a avaliar o potencial de risco da utilização de agrotóxicos em propriedades rurais. 

O Índice do Potencial de Risco do Uso de Agrotóxico na Propriedade Rural, IPR, classifica a propriedade rural por meio de um índice que pondera os principais aspectos ligados à dinâmica dos agrotóxicos, tanto no âmbito ecotoxicológico como no ambiental. Para isso, leva em conta aspectos legais, técnicos e práticos. Tecnicamente, o índice é a razão, dividida por três, entre a soma dos índices Ponderado da Classificação Ambiental dos Produtos, PRCA, Ponderado da Classificação Toxicológica dos Produtos, PRCT, e Ponderado da Dose, em gramas por hectare, dos Produtos, PRQP. 

A publicação "Índice do potencial de risco do uso de agrotóxico na propriedade rural" detalha o assunto e está disponível para acesso e download gratuito no site.  

Para Décio, é importante a conscientização do produtor quanto ao uso de agrotóxicos. "Com isso, há uma melhora na questão ambiental, social e até mesmo econômica do produtor, tornando a propriedade mais caracterizada como um sistema sustentável de produção agrícola. Este poderá ser um processo transitório entre a agricultura com uso intensivo de agrotóxicos para uma produção de uso consciente e seguindo os preceitos da Produção Integrada", finaliza. 

Roteiro e estatísticas - A viagem começou em 3 de dezembro pelas cidades de Oliveira e Varginha; no dia 4, foi a vez de Pouso Alegre e Passos; em 5 de dezembro, Uberaba; nesta quinta-feira, dia 6, está marcada visita a Patos de Minas; no dia seguinte, 7, a Unaí; já Viçosa e Juiz de Fora serão visitadas em 10 de dezembro; no dia 11, é a vez de Governador Valadares; Guanhães receberá a visita em 12 de dezembro; e, finalizando, Janaúba será visitada em 13 de dezembro. Em todas estas cidades, Décio treinará o técnico local do IMA.

Com informações de Ascom Embrapa



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks