Logo

Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa?

Você acha que a maior palavra do nosso dicionário é anticonstitucionalissimamente? Com 29 letras, ela já foi considerada a campeã de fonemas, mas foi passada para trás.

A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss. Estamos falando de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, criada a partir da junção de morfemas, uma palavra composta que duplica outra já existente.

O vice era "oftalmotorrinolaringologista", com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Hoje é a terceira. No entanto, existem palavras com termos técnicos que não aparecem nos dicionários comuns, apenas nos específicos da área.

Mas, a palavra anticonstitucionalissimaente ainda é considerada a maior palavra portuguesa não técnica, e significa algo que é oposto a constituição.

A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras/ Foto: Marcos Santos/ USP imagens A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras/ Foto: Marcos Santos/ USP imagens

Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras

Pnmeumoultramicroscópico
Pneumo - Pulmão
Ultra - Fora de
Microscópico - Muito pequeno

Silicovulcanoconiótico
Sílico - Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico
Vulcano - Vindo de um vulcão
Coniótico - Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar

Assim, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é apessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

Com Mundo Estranho



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks