Logo

Você sabe diferenciar Hepatite A, B e C? Está vacinado?

Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado hoje (28), o Ministério da Saúde está convocando a população para fazer o teste da hepatite C e se vacinar contra as hepatites A e B. Os locais de vacinação de Sete Lagoas estão disponíveis no final desta matéria.

O teste pode ser feito nos postos da rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos. O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido.

Considerado pelo Ministério da Saúde como um grave problema de saúde pública, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Contra as hepatites A e B existe imunização, a primeira para crianças entre um e dois anos e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. As duas vacinas podem ser tomadas durante todo o ano nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde.

Sem o teste, a pessoa que tem o vírus só vai sentir sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado. A transmissão da hepatite C, causado pelo vírus HCV, se dá pelo sangue contaminado, por relação sexual, de mãe para filho e em ambiente hospitalar. O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (27) um novo protocolo para o tratamento da doença com 90% de cura.

A estimativa é que 1,4 milhões de pessoas tenham a doença no Brasil, mas apenas 120 mil são confirmados e 100 mil em tratamento, já que nem todos têm esta recomendação. Todos os anos surgem aproximadamente dez mil novos casos e três mil mortes associadas à hepatite C no país.

Sem o teste, a pessoa que tem o vírus só vai sentir sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado/ Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilSem o teste, a pessoa que tem o vírus só vai sentir sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado/ Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A hepatite A é causada pelo vírus VHA e desde 2005 apresentou uma queda de 69% no número de casos. A doença se concentra em crianças entre cinco e seis anos e a maioria dos casos é benigna. O vírus é transmitido basicamente por ingestão de alimento ou água contaminada. Em 2014 foram registrados 6.363 casos, mas a doença não tem notificação obrigatória, então provavelmente este número é subnotificado.

Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.

A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é transmitida por sexo desprotegido, sangue contaminado e de mãe para filho, além disso, ele pode ser contraído em ambiente hospitalar contaminado. São aproximadamente 17 mil novos casos por ano. O tratamento é todo oferecido na rede pública.

Em Sete Lagoas, as unidades de saúde disponibilizam a vacina para prevenção da doença (hepatite A e B). O Centro de Saúde Progresso é o único que não possui sala de vacina e os pacientes da região são encaminhados para a ESF CDI. Seguem unidades de saúde com sala de vacina:

CENTROS DE SAÚDE (CS):

- CS Santa Luzia – Rua Av. José Alencar Drumond, 59, bairro Santa Luzia;
- CS Orozimbo Macedo – Rua Cuba, 524, bairro Orozimbo Macedo;
- CS Manoa – Rua Gerânio, 381, bairro Manoa;
- CS Santo Antônio – Rua Dr. João Batista, 1327, bairro Santo Antônio;
- CS Várzea – Rua Manoel Correa da Cunha, 267, bairro Várzea;
- CS São João – Rua Wenceslau Braz, 470, bairro São João e
- CS Montreal – Rua das Avencas, 521, bairro Montreal.

ESF’S:
- ESF Esperança – Rua Jerusalém, 126, bairro Esperança;
- ESF Alvorada – Rua Mario Reis, 84, bairro Alvorada;
- ESF CDI – Rua Expedicionário Leofredo Gaspar, 534, bairro CDI;
- ESF Eldorado – Rua Afonso Viana de Paula, S/N, bairro Eldorado;
- ESF Barreiro – Rua Minas Gerais, 46, bairro Barreiro;
- ESF Fazenda Velha – Rua José Fonseca Pires, 401, Fazenda Velha e
- ESF Catarina – Rua Santos Reis, 238, bairro Catarina.

UBS:
- UBS Luxemburgo – Rua Itambacurí, 182, bairro Luxemburgo;
- UBS Cidade de Deus – Rua Prefeito Euro Andrade, 41, bairro Cidade de Deus e
- UBS Belo Vale – Rua Oscar Padilha, 635, bairro Belo Vale.

Da Redação com Agência Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks