Logo

Brasileiro poderá ser executado nesta semana na Indonésia

O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi oficialmente informado neste sábado que será executado. A data das execuções, que são por fuzilamento, não foi anunciada. A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, o que foi feito neste sábado, informaram o Itamaraty e o advogado de Gularte.  


Gularte será o segundo brasileiro executado na Indonésia / Foto: Divulgação Gularte será o segundo brasileiro executado na Indonésia / Foto: Divulgação

Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.  
A família tentava convencer autoridades a reverter a pena após Gularte ter sido diagnosticado com esquizofrenia. 

Uma equipe médica reavaliou o brasileiro na prisão em março à pedido da Procuradoria Geral Indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado. Ele será o segundo brasileiro a ser executado na Ilha que se localiza entre o continente Asiático e a Oceania. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas. 

Além de Gularte, cidadãos de Austrália, Filipinas e Nigéria deverão ser executados. Em nota o Itamaraty informou que, o "Brasil está se coordenando com os demais países para identificar eventuais vias de ação e buscar meios de evitar a execução". Mais de 130 presos estão no corredor da morte, 57 por tráfico de drogas, segundo a agência Associated Press. 

Com BBC Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks