Logo

Salário mínimo deve passar para R$ 854 em 2016

Ontem (15) o governo enviou ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o aumento do salário mínimo que deve chegar a R$ 854. O reajusto terá um aumento de 8,37% a partir do primeiro dia do ano.

Reajuste do salário mínimo em 2016 deve ser de 8,37% / Foto: myfuncity.jovempan.uol.com.brReajuste do salário mínimo em 2016 deve ser de 8,37% / Foto: myfuncity.jovempan.uol.com.br

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, explicou que o reajuste foi calculado com base na fórmula adotada desde 2011, em que o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A cada ano o calculo deve ser refeito.

O governo editou medida provisória para que a fórmula de 2016 se mantenha até o ano de 2019, mas a medida ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Sem essa nova lei, o mínimo continua sendo definido pelo LDO e pelo Orçamento Geral da União, e os valores precisam ser negociados com os parlamentares ano a ano.


Com Agência Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks