Logo

Muitas mulheres sofrem com as varizes, saiba os fatores que contribuem para a prevenção delas

A Organização Mundial de Saúde, OMS, informou que 30% da população mundial têm varizes, as mulheres são as mais prejudicadas, apresentam cerca de 70%, enquanto os homens são 30%.

Os sintomas podem vim com queimação, inchaço, coceira e sensação de peso e fadiga nas pernas. As varizes são veias dilatadas que deixam marcas azuladas ou avermelhadas abaixo da pele. As veias mais aparentes são as dos pés, pernas e coxas.

As varizes são dilatação das veias / Foto: varizes.comAs varizes são dilatação das veias / Foto: varizes.com

As veias pequenas na cor avermelhada, não costumam apresentar sintomas e provocam apenas desconforto na estética da pessoa.

Algumas veias não tratadas podem trazer complicação para a pessoa, como inflamação da pele, dermatite, trombose, hemorragias e úlceras.

O surgimento das varizes se dá devido ao mau funcionamento das válvulas. Dessa forma elas podem perder a elasticidade e começar a apresentar dilatação, impedindo o fechamento das válvulas.

O sangue desce do coração até as pernas e os pés através das artérias e retorna pelas veias, por meio das válvulas venosas que direcionam o sangue para cima. Com o fechamento ineficiente das válvulas, o sangue passa a percorrer o caminho inverso e fica parado dentro das veias, o que provoca mais dilatação e mais refluxo, ocasionando as varizes.

A genética é um fator agravante e deve ser observado, o aparecimento das varizes costumam aparecer a partir dos 30 anos de idade e podem agravar com o passar dos anos. A obesidade é outro fator agravante, devido ao aumento da pressão sobre as veias pelo sobrepeso.

As varizes também podem surgir na gravidez, no sedentarismo, na pessoa que consome o tabaco, dificultando a circulação do sangue. As pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal, em especial a progesterona podem provocar a dilatação das veias.

As medidas preventivas ainda são as mais eficientes ao controle e combate as varizes. Como: praticar exercícios físicos de forma regular, ter uma alimentação saudável, não fumar etc. Se as dores nas pernas persistirem ou as veias começarem a se destacar, o médico deverá ser procurado, assim ele indicará qual o melhor tratamento.

Os índices foram altos de cirurgias entre janeiro de 2013 a outubro de 2014, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), o Sistema Único de Saúde foram realizados mais de 50 mil procedimentos cirúrgicos de varizes unilaterais, e mais de 90 mil bilaterais. Ambos com a retirada de veias varicosas superficiais de membro inferior, associadas ou não a retirada de veia safena.


Por Portal Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks