Logo

Governo reconhece situação de emergência em 15 municípios

Duas portarias do Ministério da Integração Nacional publicadas nesta segudnda, 22, no Diário Oficial da União reconhecem situação de emergência em 15 municípios brasileiros em razão de desastres climáticos.

Em dez cidades, a razão para o decreto é a estiagem que atinge cidades da Bahia, de Minas Gerais e da Paraíba. Os demais municípios – localizados no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina – enfrentam chuvas intensas, granizo e vendaval.

Ambas as portarias entram em vigor nesta segunda-feira.

Em Minas, os municípios atingidos pela estiagem são Catuti, Engenheiro Navarro, Santa Fé de Minas, Ponto Chique e Jequitaí. Ladainha, no Vale do Jequitinhonha, sofre com a seca. Boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais aponta que há 149 municípios afetados pela seca e estiagem em 2014.

Cidade de Igarapé é uma das que sofrem com estiagem / Foto: http: www.igarapemg.com.brCidade de Igarapé é uma das que sofrem com estiagem / Foto: http: www.igarapemg.com.br

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) emitiu um alerta à população nesta segunda, 22, informando que Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está passando por uma crise de falta d’água por causa da escassez de chuva.

Segundo a empresa, o município é abastecido por dois sistemas produtores – o córrego Estiva, responsável pelo atendimento de 35% da cidade, e o sistema Rio Manso, que abastece os outros 65%. No entanto, o longo período de estiagem reduziu a vazão do córrego Estiva, provocando intermitência no abastecimento da cidade.

A empresa afirmou que tem realizado manobras operacionais no sistema, mas explica que a colaboração de todos os moradores de Igarapé é importante para enfrentar esse período de estiagem. Mudanças simples de atitude fazem toda a diferença: lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira, deixar a torneira fechada enquanto se escova os dentes, tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal, aguar plantas com regador e não lavar o passeio com água tratada. 

Com Agência Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks