Menu

MEC cancela o Enem de abril e exame terá apenas uma edição, realizada em novembro

O Ministério da Educação desistiu de fazer duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. A primeira edição da prova, estava Enem terá apenas uma edição, que será realizada em novembro de 2012Enem terá apenas uma edição, que será realizada em novembro de 2012prevista para 28 e 29 de abril. Mas foi cancelada após um relatório encomendado pelo MEC a uma empresa de análise de risco, que concluiu que não há estrutura para que o governo controle duas edições da prova em um ano. A edição única do Enem de 2012 já tem data definida, e acontece nos dias 3 e 4 de novembro.

A proposta de duas edições do Enem em um ano, surgiu com a intenção de que os estudantes pudessem fazer duas provas e escolher a melhor nota para se candidatarem às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Seria um sistema semelhante ao SAT americano, que, na verdade, tem várias edições anuais.

A conclusão é de que o sistema não vai funcionar com duas edições ao ano – ao menos na atual estrutura. O ministro da Educação, Fernando Haddad, já havia dado indícios de que, apesar da promessa e da data marcada, o exame seria cancelado. Na quinta-feira, chegou a afirmar que a decisão da Justiça do Ceará, que obrigava o ministério a dar acesso de todos os 4 milhões de estudantes às suas provas de redação, só pioraria a situação.

Da redação, com informações do Estado de Minas


Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Joyeix -  Entrou 31/10