Menu

Sete Lagoas é uma das duas cidades escolhidas no Brasil para testar novo relógio de energia elétrica

Sete Lagoas será uma das cidades do Brasil que vai testar o novo relógio de energia elétrica, chamado de “medidor inteligente”.
imagemimagemA informação foi confirmada nessa quinta-feira pelo diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone da Nóbrega, em entrevista ao Jornal Hoje, da Rede Globo.

De acordo com André, o medidor será conectado com a concessionária de energia, e assim o consumidor terá informações em uma tela digital para acompanhar em tempo real o seu consumo.

Segundo Fábio Toledo, coordenador executivo de Redes Inteligentes Light-Cemig, coordenador de um dos projetos de construção do medidor nacional, o aparelho apresentará luzes verde, amarela e vermelha, “que representam consumos baixo, médio ou alto”, afirma.

Ainda de acordo com a ANEEL, o sistema pode mostrar o consumo em reais. Um exemplo é que sem a utilização do microondas em uma residência, o consumo registrado pelo aparelho é de R$ 0,16. Já com o micro-ondas é de R$ 0,60.

Além disso, os equipamentos vão ter que registrar a falta de energia e as variações de tensão. Com o medidor inteligente a Agencia Nacional de Energia Elétrica pretende estabelecer pelo menos três tarifas diferentes ao longo do dia. A tarifa cheia ficaria só para o horário de pico de consumo no país e haveria outras duas com descontos.

Horário de pico vai das 19hs às 22hs. A tarifa com maior desconto iria das 22hs até as 16hs. A com desconto menor iria das 16hs até as 19hs. Sistema parecido com o da telefonia. O equipamento também pode permitir a conta de luz pré-paga.

Duas cidades devem começar, ainda este ano a fazer os testes Rio de Janeiro, e Sete Lagoas. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Cemig, outras informações sobre o sistema, que faz parte dos programas de energias que estão sendo desenvolvidos na cidade, serão divulgadas ainda hoje.

 

 

da redação com informações da Rede Globo e da Cemig