Menu

Alunos das escolas de Sete Lagoas aderem a campanha Agora é Guerra” contra a dengue

Cerca de 100 alunos da Escola Juca Dias, do Bairro Cidade de Deus, foram nesta tarde na Praça do Cat para participar da campanha “Agora é Guerra”, que deste ontem, dia 6 de dezembro, tem orientado os moradores da cidade contra o avanço da doença.

E como toda guerra tem seus soldados, os alunos da escola aderiram à proposta de combate a dengue já com um grito de ordem na ponta da lingua. “Passou, passou, passou um avião e nele tava escrito que a dengue é campeã. Mas ele, mas ele, mas ele caiu e nele tava escrito que a natureza reagiu”, diz a canção.

dengue22dengue22

 

E se todo batalhão tem seu líder, Gabriely Lopes teve a árdua missão de relatar o porque da mobilização. na cidade “A gente está aqui para tentar ajudar a acabar com a doença”, conta com simplicidade. Se o combate da dengue na cidade é uma tarefa difícil , em casa a batalha já foi vencida, conta a estudante de apenas 9 anos de idade. Gabriely relata ainda que no local onde mora haviam vários focos do mosquito Aedes Aegypti, mas que seus país logo deram um jeito na história. “Nós limpamos a caixa d’agua, tiramos os vasinhos com água e também retiramos todo o lixo”, relembra.

Orientando os alunos na praça, a professora Denise Fernandes de Almeida relata que a “aula” prática de hoje não é novidade, pois além de participarem da mobilização, os alunos também tiveram que pesquisar a história da dengue e aprestar para os alunos de outras salas. “Eles já tem um grande contato com a dengue e principalmente sabem dos riscos do avanço dela na cidade”, conta.

A Coordenadora do grupo de apresentação da campanha estadual na cidade, Daniela Hagge, explica que além da orientação, os alunos também levaram garrafas pets para realizarem a troca por outros objetos. “A gente está promovendo uma troca com as escolas, onde uma garrafa pet equivale a um lápis; uma lata uma borracha e um pneu um caderno”, conclui.

 

dengue3dengue3

 

Vale lembrar que a força tarefa na Cidade permanecerá até amanhã. O caminhão da campanha irá circular as ruas dos bairros com maior intensidade de focos do mosquito, são eles:  Santa Luzia, Henrique Nery, Honorina Pontes, Eldorado, Jardim Europa, Nova Cidade, Ouro Branco, Jardim Universitário, Santo Antônio, Santa Rosa, São Jorge, São Geraldo, Progresso, Boa Vista, Orozimbo Macedo, Alvorada, Itapuã II, Monte Carlo, Catarina e Luxemburgo.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 87% dos focos do mosquito da dengue estão nas residências. Por isso, durante os três dias do evento, o Dengue Móvel, caminhão que faz parte da estratégia da Força Tarefa desenvolvida pelo Governo de Minas , percorrerá alguns bairros de Sete Lagoas recolhendo pneu, garrafa pet e latinhas.

 

Cintia Rezende